Setecidades Titulo Programação
Saúde Mental terá semana de atividades na região
Por Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
15/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Com objetivo de alertar a população sobre os riscos causados por doenças e transtornos mentais, inicia-se hoje a Semana de Saúde Mental, com eventos realizados em diversas cidades do Grande ABC.

Em Santo André, amanhã, haverá o Mental Fashion Day, a partir das 10h, na Concha Acústica, localizada na Praça do Carmo, região central da cidade. Desfile com peças produzidas por pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas homenageará o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, um dos símbolos da luta antimanicomial, falecido em julho de 1989, no Rio de Janeiro.

A vida dele foi marcada pela resistência ao tratamento agressivo e desumano das instituições após ser diagnosticado como esquizofrênico paranoico. O tema que conceitua o desfile é ‘Somos Todos CAPSeleiros Malucos’, em alusão ao chapeleiro maluco, personagem da história Alice no País das Maravilhas.

Em São Caetano, atividades serão realizadas até o dia 19. Hoje, às 10h30, no Caps localizado no bairro Mauá, haverá a roda de conversa ‘Importância dos tratamentos coadjuvantes para os transtornos mentais: terapias alternativas’, às 13h, e ‘Teatro do Improviso Laboratório de Emoções’, às 14h.

Oficinas, palestras e apresentações variadas ocorrerão ao longo da semana nos equipamentos da rede. O encerramento, na sexta-feira, será na Praça da Figueira, a partir das 11h, com série de atividades culturais. “O objetivo dessas ações é integrar pacientes da Saúde mental, familiares e munícipes, além de fazer a prevenção”, disse a coordenadora da Saúde Mental de São Caetano, Flávia Ismael.

Em Diadema, intervenções culturais organizadas pelos Caps ocorrerão ao longo do mês em diversos espaços públicos.

Mauá, além de atividades nos Caps, montará tendas no dia 16 na Praça 22 de Novembro, com exposição de fotografias, trabalhos da equipe do consultório de rua, oficina de origamis e artesanatos.

Em Ribeirão Pires, atividades nos Caps serão realizadas encerrando a programação na sexta-feira, com encontro sobre o ‘Panorama atual da Saúde Mental’, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, no Jardim Pastoril.

As demais cidades não informaram sobre as iniciativas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;