Economia Titulo
Trabalhadores protestam contra fabricante de tintas Akzo
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Trabalhadores da fabricante de tintas Akzo Nobel fizeram ontem manifestações em frente das unidades fabris da empresa em São Bernardo, em São Paulo (no km 18,5 da Rodovia Raposo Tavares) e em São Roque (no interior do Estado).

O objetivo foi protestar contra a decisão da companhia de fechar a fábrica na Capital, demitir os funcionários dessa filial (318 pessoas) e transferir toda a produção para as instalações da Tintas Coral em Mauá.

A Tintas Coral pertencia ao grupo inglês ICI, que foi adquirido pela holandesa Akzo Nobel no ano passado.

A transferência foi considerada arbitrária pelos sindicalistas. Isso porque, segundo coordenador do Comitê Nacional de Trabalhadores da fabricante, Sérgio Carasso, o anúncio das demissões foi feito sem que houvesse a abertura de negociação com os sindicatos. "A empresa abriu um PDV (Programa de Demissões Voluntárias) sem benefícios", acrescenta.

Em relação ao PDV, a companhia contesta que não haverá pacote de benefícios e informa que serão estudados, em conjunto com os sindicatos de trabalhadores, os incentivos que serão oferecidos aos empregados que decidirem se desligar dessa filial. E os cortes não serão imediatos. A área de tintas e vernizes será transferida até o fim do ano e a de resinas, até meados de 2010.

A Akzo comunica ainda que, após a aquisição da ICI, foi iniciada série de estudos para otimizar recursos disponíveis. A avaliação foi de que a companhia ficou com duas unidades muito próximas no mesmo segmento - na Raposo Tavares estão as marcas Wanda e Ypiranga, de tintas decorativas e em Mauá, a Coral. Em São Bernardo, a empresa também tem planta fabril, mas de repintura automotiva.

A escolha do Grande ABC para concentrar a atividade se deveu, entre outros fatores, à área dessa filial - são 1 milhão de m² -, o que daria melhores condições de receber linhas de produção adicionais.

Carasso afirma ainda que a indústria de tintas está rompendo contratos de temporários na unidade de Mauá. Segundo ele, há 120 empregados nessa situação, além dos 600 efetivos.

A Akzo nega que haja rompimento de contratos. Segundo a empresa, nem mesmo há 120 pessoas atuando por prazo determinado no local.

SETOR - Depois de registrar, em 2008, crescimento recorde, de 7% frente a 2007, o setor nacional de tintas observa desempenho bem mais fraco neste ano.

A crise financeira internacional, que gerou queda nas vendas de automóveis e também de imóveis, encolheu o faturamento no primeiro trimestre. "Calculamos que (o faturamento do setor) ficou cerca de 10% abaixo do mesmo período do ano passado", estima o assessor da diretoria do Sitivesp (Sindicato das Indústrias de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), Airton Sicolin.

A projeção para o ano todo é de que o segmento deverá girar entre crescimento zero a uma alta de 2%. "A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para tintas base água pode impulsionar as vendas", avalia o assessor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;