Política Titulo Documento
Quase 35 mil títulos eleitorais podem ser cancelados na região

Ausência do documento impede obtenção de passaporte, inscrição em concursos públicos e matrículas

Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
14/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


No Grande ABC, 33.573 títulos eleitorais podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral por falta de regularização de pendências com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O número total representa 1,62% do número de eleitores no Grande ABC. Dados atualizados do TSE indicam que a região conta com 2.068.802 pessoas aptas ao voto.

O município que possui maior número de títulos passíveis de cancelamento é São Bernardo, com 10.869, seguido por Santo André com 8.994 e Diadema, com 5.770 (veja quadro completo ao lado).

O eleitor que não votou e não justificou em três turnos eleitorais consecutivos, e que perdeu o prazo para quitar seus débitos – encerrado em 2 de maio – deve agendar horário pela internet e procurar o cartório eleitoral para regularizar sua situação. O cancelamento automático do título eleitoral será efetivado entre 17 a 19 de maio.

Com o título eleitoral cancelado, o cidadão fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em bancos e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

Os eleitores que optam por votar, mas não têm obrigatoriedade legal (idosos, jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos, pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso) não entram neste quantitativo. Como o seu voto é facultativo, não está sujeito a cancelamento.

BIOMETRIA
Apesar de não ser obrigatória na região, a biometria chegou a 23,6% dos pouco mais de 2 milhões de eleitores, conforme levantamento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

São Bernardo é a cidade que mais avançou, com 33% do total do eleitorado cadastrado. Diadema registrou 23,7% enquanto Santo André expandiu 22%. Por sua vez, São Caetano chegou a 21,2 mil eleitores registrados, o que corresponde a 16,4%. Mauá obteve 14,6%, Ribeirão Pires somou 14,2% do eleitorado e Rio Grande da Serra atingiu a marca de 13,2%.

O TRE-SP informou que somente nos 82 municípios em que o cadastramento está sendo feito de forma compulsória é que há necessidade de comparecimento de todos os eleitores dentro de um prazo definido. Em todo o Estado de São Paulo, até maio, 7,5 milhões de eleitores (aproximadamente 22,7% do eleitorado) já haviam feito a identificação biométrica.

De acordo com o TRE-SP, a biometria é uma tecnologia que visa conferir segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;