Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Pesquisa põe Morando à frente de França ao Estado

Montagem/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

05/05/2017 | 07:00


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apareceu à frente do vice-governador Márcio França (PSB) em levantamento eleitoral realizado pelo instituto Paraná Pesquisas para o governo do Estado de São Paulo em 2018 no Grande ABC.

A empresa ouviu eleitores de cinco das sete cidades da região – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. Morando só fica atrás de Márcio França em Mauá, município administrado por Atila Jacomussi, correligionário do vice-governador.

De acordo com os números do Paraná Pesquisas, Morando lidera cenário estimulado geral em São Bernardo, com 36% das citações, à frente do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT, 15,3%), do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB, 12,8%), Márcio França (2,4%) e do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol, 2%).

Márcio França luta para se viabilizar como candidato do governo Geraldo Alckmin (PSDB) à sucessão em 2018, mas o tucanato resiste em apoiá-lo e tende a apostar em nome próprio.

Com exceção a São Bernardo e Mauá, Morando aparece na terceira colocação nas demais cidades onde seu nome foi testado – fica atrás de Haddad e Skaf. O tucano está com 9,7% em Santo André, 9,3% em São Caetano e 7,6% em Diadema. Em Mauá, Morando surge na última colocação (atrás até de Giannazi), com 3,2% de intenções de voto.

Em março, o instituto Paraná Pesquisas mediu a força eleitoral de Morando para o governo de São Paulo apenas entre os possíveis candidatos do PSDB – seu nome foi colocado juntamente com o do prefeito de São Paulo, João Doria, do senador José Serra e do chanceler Aloysio Nunes Ferreira. À ocasião, o prefeito atingiu 1,9% das intenções de voto em todo Estado. Ele disse, à época, que seu foco era governar São Bernardo.

Desta vez, o nome de Morando foi testado contra Haddad, Skaf, Márcio França e Gianazzi. Ex-prefeito são-bernardense e um dos cotados para concorrer ao governo do Estado pelo PT, Luiz Marinho não foi incluído nesse levantamento eleitoral.

O favorito, a mais de um ano da eleição, é João Doria. Ele lidera todas as sondagens feitas nas cidades do Grande ABC – na casa dos 50% de intenções de voto. Mas seu nome também aparece com força no estudo para a Presidência da República (veja mais abaixo).

Ao todo, o instituto ouviu 3.186 eleitores em cinco das sete cidades da região. As pesquisas estão registradas sob o número 3.122/17 no Conselho Regional de Estatística, com margem de erro que varia entre 3,5% e 4,5%, dependendo do município. Foram consultados 804 eleitores de Santo André, 887 em São Bernardo, 486 em São Caetano, 506 em Diadema e 503 em Mauá. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;