Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Arte de Juarez Machado inspira longa



25/02/2005 | 12:28


O pintor Juarez Machado está feliz da vida com a possibilidade de ser o primeiro artista brasileiro a receber o Oscar. A possibilidade de ele chegar ao prêmio da Academia de Hollywood está ligada ao filme Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet, que foi indicado para duas categorias – melhor fotografia e melhor direção de arte e estréia nesta sexta-feira em São Paulo. A pintura de Juarez Machado foi a fonte de inspiração assumida pelo diretor Jeunet e por seu fotógrafo, Bruno Delbonnel. “Vou estar torcendo por eles e, se o Bruno subir ao palco no domingo (na festa do Kodak Theatre), vou me sentir como se estivesse ganhando, também.”

O catarinense Machado, nascido em Joinville, possui um ateliê em Paris. Mais exatamente, em Montmartre, onde é vizinho de Jean-Pierre Jeunet. Foi identificação à primeira vista. “Jean-Pierre já havia se baseado no Giorgio De Chirico quando fez Ladrão de Sonhos. É uma coisa muito européia, isso de beber na fonte de outras manifestações. E, agora, em Eterno Amor, Jean-Pierre me escolheu.” Não um quadro, especificamente. “Ele assimilou minha paleta de cores”, diz Machado. Sua pintura tem algo de cinematográfico, como se o artista adotasse o ponto de vista de quem está numa grua. E Machado ilumina as sombras do passado com holofotes modernos sobre cenas e personagens que pareciam perdidos, criando um clima. É o que Jeunet também faz.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;