Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Disparada do dólar pode gerar aumento de 25% no macarrao


Do Diário do Grande ABC

09/02/1999 | 15:24


Fabricantes de massas secas prevêem aumentos nos preços de até 25% para os próximos dias se o dólar continuar nesta escalada. "Desde a desvalorizaçao do real os preços subiram entre 12% e 15% e poderao atingir 25%", afirma Aluísio Quintanilha, presidente da Associaçao Brasileria da Indústria de Massas (Abima).

Com uma participaçao de 50% nos custos da produçao, explica, o trigo apresentou alta entre 45% e 50% desde o início da desvalorziaçao da moeda. "Os preços sao atrelados ao dólar, pois cerca de 80% do produto conumido no país é importado", afirma.

"Estamos negociando com os fornecedores, de forma a evitar especulaçoes. Vamos ver como o câmbio se comportará nos próximos dias. Se houver estabilizaçao de US$ 1,60, os aumentos permanecerao em torno de 15%", afirma.

Esse acréscimo, de acordo com ele, nao seria tao significativo, pois em 98 houve queda de cerca de 8% nos preços.

O presidente da Abima afirma que, enquanto houver trigo, a produçao deve continuar a todo vapor. Ele também nao acredita em queda no consumo, por se tratar de um produto básico e ainda de baixo custo para o consumidor. Segundo pesquisa da entidade, 99,5% da populaçao brasileira consome macarrao.

No ano passado, foram produzidas 1,1 mil toneladas de massas, aumento de 19,5% sobre o ano anterior. O setor obteve uma receita de R$ 1,5 bilhao.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;