Esportes Titulo
Santo André foca trabalho na base do esporte em 2010
Por Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
18/01/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Depois de um ano de recomeços em 2009, Santo André pretende fazer de 2010 temporada de formação. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Saulo Melo, o Município tem dois desafios em 2010: sensibilizar parceiros para conseguir complementação financeira e logística e implantar política de categorias de base.

O foco das parcerias será o investimento no alto rendimento, liberando recursos da secretaria para o trabalho de base. A Lei de Incentivo ao Esporte também deverá ajudar a reforçar o caixa. "Demos entrada em projetos para cinco modalidades. Agora depende da liberação do Ministério do Esporte", destaca Melo, que também conta com a aprovação de lei municipal similar para ampliar as opções de captação de recursos.

"O que não foi suplementado para 2010 tentaremos encontrar parceiros para colaborar", diz, satisfeito pela adesão às iniciativas conseguidas no ano passado. Uma delas com o Sesi, que reativará sua equipe de atletismo de alto rendimento. "É uma escada e o ano é mais profícuo ao esporte que 2009", aposta Melo.

No ano passado, a prioridade foi retomar o rumo do esporte em Santo André. "Existia sentimento da população de que o esporte havia sido deixado em segundo plano, principalmente o competitivo", ressalta o secretário. "Nossa meta era resgatar a auto-estima da cidade."

A primeira medida foi assumir os Jogos Regionais. Em pouco mais de três meses, a secretaria organizou o evento. Investiu R$ 800 mil na reforma de quatro instalações esportivas, inclusive os ginásios Celso Daniel e o Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, e criou parâmetro para a realização dos Jogos.

Segundo Melo, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo adotará o padrão de Santo André como modelo para edições futuras do evento. Isto somado ao acesso à Divisão Especial dos Jogos Abertos do Interior e à presença do Santo André na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, ainda que não tenha conseguido se manter nela, garantiu o resgate almejado pelo secretário para o esporte regional.

"Fechamos o ano com um balanço totalmente positivo", comemora Edson Melo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;