Os corpos em decomposiçao foram encontrados em três fossas comuns na praia Oeuli, segundo investigadores indonésios. A praia fica a três quilômetros da fronteira que separa a parte leste da ilha, atualmente sob controle das Naçoes Unidas.
Supoe-se que as vítimas tenham sido assassinadas no dia 6 de setembro, em um ataque lançado por milícias contrárias à independência contra duas igrejas em Suai, uma cidade fronteiriça de Timor Leste, disse Munir, membro da equipe de investigadores. (Os indonésios usam geralmente apenas um nome).
O grupo de investigadores independentes, escalado pelo governo da Indonésia, analisa denúncias de violaçoes dos direitos humanos cometidos por militares e milícias locais em Timor Leste.
Segundo testemunhas, dezenas de pessoas que buscaram refúgio nas igrejas de Ave Maria e Nossa Senhora de Fátima foram assassinadas a tiros ou machadadas por milicianos respaldados por soldados e policiais indonésios. O Vaticano disse que mais de 100 pessoas morreram nos ataques às igrejas.
"Encontramos três cadáveres na primeira vala, 11 na segunda e 11 na terceira", disse Munir ao jornal inglês The Jakarta Post. Ele informou que as autopsias nos corpos dos três sacerdotes indicam que um deles foi morto a tiros e os outros dois, a facadas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.