Internacional Titulo
Guerra da banana: OMC aprova sançoes dos EUA à UE
Do Diário do Grande ABC
19/04/1999 | 11:34
Compartilhar notícia


A Organizaçao Mundial de Comércio aprovou nesta segunda-feira as sançoes dos Estados Unidos à Uniao Européia por causa da longa controvérsia sobre o comércio de bananas, informaram fontes diplomáticas.

Os representantes da UE disseram numa reuniao da OMC que nao se oporao ao conjunto de sançoes, no valor de 191,4 milhoes de dólares por ano, mas afirmaram que a medida só pode ser aplicada a partir desta segunda.

Os Estados Unidos anunciaram de imediato que as sançoes serao retroativas a 3 de março, data em que ordenou aos importadores que tomassem medidas financeiras preventivas sobre as sançoes planejadas. ``É natural que uma decisao entre em vigor a partir do dia em que é tomada', disse o embaixador comercial da UE Roderick Abbott, acrescentando, porém, que a UE pretende negociar a questao com os Estados Unidos.

Este mês, uma comissao de arbitragem autorizou em princípio os Estados Unidos a aplicarem sançoes comerciais no valor total de 191,4 milhoes de dólares anuais a produtos da UE. Num informe à parte, determinou que a política da UE de importaçao de banana nao se ajusta às normas da OMC.

Washington disse que aplicaria taxas alfandegárias de 100 por cento a nove tipos de produtos da UE, dentre eles bolsas de mao, cafeteiras, lençóis, baterias ácidas e material de embalagem de papelao.

Os Estados Unidos alegam que a UE discrimina de forma desleal as bananas importadas da América latina em favor das ex-colônias européias do Caribe e Africa.

A embaixadora comercial americana Rita Hayes anunciou que os planos de sançoes serao divulgados hoje em Washington. ``As represálias sao um recurso último. Preferíamos que a UE negociasse um acordo coerente com suas obrigaçoes junto á OMC', disse Hayes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;