Segundo a pesquisa feita pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), com sede em Paris (França), e pelo Instituto de Conjuntura IFO, em Munique (Alemanha), o indicador mostra uma clara esperança de recuperação na economia mundial.
Este índice, estabelecido por meio de uma pesquisa realizada com 1.114 especialistas e economistas de 92 países, também prevê uma melhora nos intercâmbios comerciais no planeta.
Por outro lado, os entrevistados estimam que o dólar está abaixo de seu valor real e acreditam que as taxas de juros começarão a subir nos próximos seis meses. Também esperam uma inflação média de 2,7% para 2004 a nível mundial, menor que a estimada para 2003 (2,9%).
A pesquisa aponta ainda que a economia da América do Norte "seguirá sendo forte", tendo em conta, entre outras coisas, o nível firme de consumo e o nível de investimento das empresas que deixam prever a continuação do crescimento.
Em relação à Europa ocidental, parece que há confiança em uma recuperação econômica, mas a situação atual não é percebida como "satisfatória". A gripe do frango na Ásia não parece ter afetado as previsões sobre o estado da economia asiática.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.