Internacional Titulo
CIA tentou matar ex-premiê afegão, diz funcionário
Das Agências
09/05/2002 | 17:24
Compartilhar notícia


A Agência de Inteligência norte-americana (CIA) tentou assassinar nesta semana o ex-primeiro-ministro afegão e chefe de guerra Gulbuddin Hekmatyar, que promovia ataques contra soldados aliados e americanos no Afeganistão, afirmou nesta quinta-feira um funcionário dos EUA que não se identificou.

"Foi em primeiro lugar para proteger as forças americanas e aliadas no local", assegurou o funcionário, explicando que a CIA tentou matar Hekmatyar lançando um míssil anti-tanque Hellfire de um avião sem piloto. No entanto, ele sobreviveu enquanto várias pessoas que estavam por perto morreram.

Hekmatyar é responsável pela distribuição recente de folhetos no Leste do Afeganistão, que ofereciam recompensa aos que matassem soldados americanos e aos que realizassem ataques contra o governo interino de Hamid Karzai, segundo o funcionário.

O primeiro-ministro afegão dirige o partido fundamentalista sunita Hezb e Islami e voltou ao Afeganistão após seu exílio no Irã.

O ataque da CIA ocorreu provavelmente no povoado de Daberee, província de Kunar. É a primeira vez que o governo dos EUA tenta matar um dos chefes de guerra afegãos que disputam o poder.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;