Setecidades Titulo Saúde andreense
Primeiros acordos para troca de dívidas por serviços de Saúde serão firmados até sexta

Paço diz ter avançado nas negociações com Hospital Cristovão da Gama e Grupo Ana Rosa

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/04/2017 | 22:19
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Lançado oficialmente no início deste mês, o Programa Fila Zero deve ganhar até sexta-feira a adesão dos seus primeiros parceiros da rede privada de Saúde de Santo André. A Prefeitura firmará assinatura de acordos para troca de dívidas por serviços médicos com duas empresas do setor, o Hospital e Maternidade Cristovão da Gama e a Clínica Ana Rosa.

A expectativa é que ambos os equipamentos de Saúde iniciem ainda nesta semana a agenda de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para pacientes do município que aguardam na fila de espera.

(Nesta semana) Vamos fazer as primeiras consultas, exames e cirurgias. É importante salientar que antes de começar a gente já evoluiu. (Isso porque) Vamos fazer cirurgias de pequena e média complexidades, incluindo cateterismo. Tudo isso será oferecido para a população”, declarou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Aprovado por unanimidade na Câmara, no início do mês, o projeto que autoriza a compensação tributária por meio da prestação de serviços essenciais de Saúde pública é visto como principal aposta da administração andreense para zerar a fila de espera de consultas e exames do município.

A proposta é a de que a quitação do débito das instituições seja feita mediante serviço executado e devidamente comprovado. A Prefeitura utilizará a tabela SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer compensação dos valores.

Estima-se que os equipamentos de Saúde instalados no município tenham dívida de R$ 246 milhões, incluindo tributos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). A Prefeitura, no entanto, declarou não poder divulgar os valores que cada empresa deve “em respeito ao sigilo fiscal”.

Para compensar esse valor, a sugestão é que cada empresa atenda no mínimo 30 procedimentos no mês. O horário de marcação deverá respeitar o período das 6h à 22h. O agendamento, por sua vez, será feito pela Central de Regulação e Agendamento para respeitar a fila de espera, após a clínica informar quais procedimentos vai oferecer.

Até o momento, cerca de 5.000 consultas já foram realizadas por meio do Programa Fila Zero. Todos os atendimentos foram prestados no dia 8, data do aniversário da cidade. Na ocasião, pacientes que aguardavam consultas nas especialidades de dermatologia, neurologia, cirurgia vascular, cardiologia e reumatologia foram beneficiados pela ação na própria rede municipal. A demanda reprimida do município está estimada atualmente em 113 mil consultas e exames.

Procurados pela equipe de reportagem do Diário para comentar as negociações com a Prefeitura de Santo André, representantes do Hospital e Maternidade Cristovão da Gama e Clínica Ana Rosa não retornaram contato até o fechamento desta edição.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;