Política Titulo
Assédio a candidatos
deixa base contrariada
Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
08/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Partidos da base de sustentação ao prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), estão demonstrado contrariedade ao assédio que, segundo eles, continua ocorrendo sobre pré-candidatos à vereança em 2012 por parte de integrantes do governo. A movimentação se dá para filiá-los em outras siglas ou alocá-los na administração. Nos bastidores, ventila-se que a situação pode gerar conflito a partir do limite máximo para a troca de legenda, que extingue no fim de setembro.

Para o vereador Paulinho Serra (PSDB), o pior cenário é que o cerco não acontece em cima de projetos ou plano futuro, mas em torno de oferecimento de cargos. "Uso da máquina pública como forma de atração política. Isso não só sobre o PSDB, como temos conhecimento de outras siglas", sustentou o tucano. "Fazem trabalho sistemático na tentativa de aliciamento e, na maioria das vezes, são realizados por pessoas ligadas ao prefeito e à vice (Dinah Zekcer, PTB)."

Diante do fechamento da janela eleitoral daqui a menos de dois meses, surgem rumores de dissidências no grupo de situação. Siglas estudam adiar qualquer anúncio sobre posicionamento independente no Legislativo por conta de receio de perder postulantes.

O PV, que tem como presidente o líder do governo, Donizeti Pereira, é um dos aliciados. Entretanto, o verde preferiu colocar panos quentes sobre o problema. "Ficamos sabendo de algumas coisas que estavam acontecendo, mas acho que convites cessaram para cima de nossos candidatos."

Segundo o verde, existem nomes que sinalizam intenção de migrar para partido sem projeto político depois de promessa de suporte a candidatura. "Há alguns que preferem sair para legendas sem representatividade." O recado tinha endereço certo: comenta-se nos corredores da Câmara que o ex-vereador Tio Donizete (PTdoB) é um dos que fazem a ponte para dar musculatura a siglas da órbita governista.

Bonome defendeu que esse tipo de processo não sai de dentro da Prefeitura. "Se alguém faz não tem autonomia para falar em nome do governo ou do prefeito. Não concordamos com essa atitude."

Recentemente, o presidente do PSB andreense, vereador José Ricardo, manifestou essa manobra para esvaziar legendas, que, possivelmente, possam estar em lados opostos no processo eleitoral de 2012. "Estávamos sendo usurpados pelo governo. Atitude irresponsável seja com qualquer agremiação. Estamos atentos."

Apoiadores afirmam que administração Aidan os esquece

O segundo semestre promete fortes movimentações no Legislativo de Santo André, tendo em vista a proximidade da eleição de 2012. Mesmo de vereadores que compõem a base de sustentação ao prefeito Aidan Ravin (PTB), há insinuações sobre celeuma com relação a governabilidade caso o governo não se mexa para atrair aliados.

Segundo o vereador Evilásio Santana, o Bahia (DEM), a administração não tem mostrado iniciativa para organizar parceiros. "O governo está montando PTB e esquecendo os demais da base. Cria descontentes e corre o risco de perder aliados", analisou o democrata. "O prefeito pode enfrentar dificuldade, pois fala, mas não age. Partido não se monta em 20 dias."

O vereador Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSL), concorda com o colega de Casa. "Estão perdendo a oportunidade de firmar logo com aliados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;