Economia Titulo Perspectiva
Opep fará o possível para garantir equilíbrio do mercado, diz ministro saudita
17/04/2017 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produtores de fora do grupo farão o que for necessário para equilibrar os mercados da commodity, afirmou hoje o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih.

"O nível de cumprimento é muito bom. Alguns países se esforçaram mais que outros", disse Falih, às margens de um evento de energia em Riad, referindo-se às metas de redução da produção estabelecidas em acordo fechados pela Opep e por outros grandes produtores no fim do ano passado.

Segundo Al-Falih, a Arábia Saudita se importa não apenas com o atual estado dos mercados de petróleo, como também com sua perspectiva no futuro.

A Arábia Saudita, uma espécie de líder informal da Opep, tem dito a outros integrantes do cartel que gostaria de estender o atual acordo por mais seis meses durante reunião que o grupo fará no fim do próximo mês, segundo fontes com conhecimento do assunto. Originalmente, o pacto de corte na produção vence em junho.

O apoio dos sauditas é essencial para a renovação do acordo durante o encontro em Viena, que está marcado para 25 de maio. Em novembro último, a Opep se comprometeu a reduzir sua oferta em 1,2 milhão de barris por dia, numa tentativa de impulsionar os preços do petróleo, ao longo do primeiro semestre. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;