Setecidades Titulo Mosquito
Região teve 26 vítimas do Aedes

Prefeituras atualizaram dados das doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela neste ano

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
14/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, vitimaram 26 pessoas até o momento no Grande ABC. Ao todo foram registradas nos primeiros meses do ano 635 notificações na região, excetuando-se possíveis casos em São Bernardo e em Rio Grande da Serra, municípios que não informaram quantas situações suspeitas foram analisadas.

Embora Santo André e Diadema tenham importado dois casos cada relacionados à febre amarela, que neste ano tem sido uma das principais preocupações dos brasileiros na área da Saúde pública, os números mostram que a dengue ainda é a doença a ser combatida nas sete cidades.

A Prefeitura de Santo André informou que foram notificados 196 casos de dengue, quatro de zika vírus e sete de chikungunya, sendo que para esta última houve um confirmado e um importado. Em relação à febre amarela, o governo afirma ter recebido sete notificações, sendo dois casos importados confirmados – uma pessoa morreu.

São Bernardo afirmou que o município ainda não registrou ou notificou casos de arboviroses (doenças transmitidas por insetos) neste ano.

Dados da Vigilância Epidemiológica de São Caetano apontam que houve notificações de 31 casos de dengue, sendo quatro confirmados (importados) – nove aguardam resultado. Para chikungunya foram três casos notificados e nenhum confirmado. Já em relação ao zika vírus foram duas notificações, descartadas posteriormente. Não há registros sobre febre amarela.

Segundo plano de controle ao Aedes aegypti, foram registradas em Diadema 147 notificações de dengue, sendo sete casos confirmados – todos importados. A cidade teve ainda outros dois casos importados de febre amarela. Para zika e chikungunya o município não acusou registros.

A Prefeitura de Mauá informou ter recebido 179 notificações a respeito da dengue em 2017, sendo sete casos confirmados, com cinco importados e dois autóctones. No que diz respeito à chikungunya foram três notificações (com um caso importado do Ceará confirmado). Febre amarela e zika vírus não tiveram notificações de residentes.

Ribeirão Pires informou que foram notificados 46 casos suspeitos de dengue, sendo um confirmado contraído fora do município. Em relação ao zika vírus foram notificados três casos suspeitos, sendo dois negativos e um aguardando resultado de exame. Para chikungunya foram notificados quatro casos suspeitos, sendo dois negativos e outros dois esperando resposta. Houve notificação de caso de febre amarela, mas o paciente era de outro município e com resultado laboratorial negativo.

Rio Grande da Serra não divulgou números. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;