Internacional Titulo
Adversários reconhecem a vitória de Karzai no Afeganistão
Da AFP
24/10/2004 | 16:25
Compartilhar notícia


Partidários e adversários do presidente Hamid Karzai afirmaram neste domingo que o líder afegão venceu as eleições presidenciais, das quais ainda se espera o resultado definitivo.

O porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Afeganistão, o brasileiro Manoel de Almeida e Silva, disse que o final da contagem está próximo, mas não fez mais comentários sobre as eleições realizadas no dia 9 de outubro, e que foram as primeiras da história do país.

"A contagem das cédulas eleitorais deve concluir nos próximos dias", destacou, antes de acrescentar que não podia dizer quando seria conhecido o resultado das pesquisas sobre supostas fraudes denunciadas por opositores de Karzai.

Nem o próprio Karzai, nem seu principal adversário, Yunus Qanooni, fizeram declarações neste domingo, mas porta-vozes de um e de outro disseram que o vencedor é o atual presidente.

Um boletim oficial baseado na contagem de 94,4% dos votos informou que Karzai contava com 4.219.569 votos, que equivalem a 53% do total, o que lhe garantia a vitória. Seu adversário tinha 16,22% dos votos.

Segundo a ONU, a comissão eleitoral não proclamará um vencedor até que todas as cédulas tenham sido contadas e as investigações de fraudes tenham sido concluídas, o que permitirá afirmar que a eleição foi válida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;