Internacional Titulo
Manifestantes relembram morte de Salvador Allende no Chile
Por Das Agências
09/09/2001 | 19:50
Compartilhar notícia


Milhares de manifestantes marcharam neste domingo em Santiago (capital do Chile), para relembrar o presidente socialista Salvador Allende, que há 28 anos se suicidou no Palácio La Moneda, em meio ao violento golpe que instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet.

Os manifestantes, em sua maioria jovens, se deslocaram da central Alameda de Santiago, pararam em frente ao monumento ao presidente junto à sede do governo, e chegaram até o cemitério geral para depositar coroas de flores no muro de mármore com os nomes de mais mil desaparecidos durante os 17 anos do regime de Pinochet.

A homenagem se tornou tensa nos minutos finais, quando grupos de manifestantes mascarados levantaram barricadas de fogo nas ruas próximas ao cemitério e apedrejaram os carros que passavam pelo local.

Parentes dos desaparecidos sob a ditadura militar, membros dos partidos socialista e comunista que apoiaram o governo de Allende, trabalhadores e estudantes integraram a coluna, encabeçado pelos líderes da assembléia nacional pelos direitos humanos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;