Política Titulo
Presidente Zacarias aconselha sucessor: ‘Não pode ser radical’
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
03/12/2006 | 17:52
Compartilhar notícia


O vereador Luiz Zacarias (PL) encerra seu mandato como presidente da Câmara de Santo André este mês. Apesar da frustração de não ter terminado o projeto que permitirá a acessibilidade de deficientes físicos à Câmara (o problema com a empresa que teria de fazer a obra está na Justiça), o liberal acredita que fez um bom trabalho nos últimos dois anos.

"Sempre me pautei com a maior seriedade e transparência possíveis. Não negociei ou barganhei com o Executivo, e todas as questões delicadas foram conversadas com os vereadores antes de qualquer decisão. Tudo em nome da harmonia na Casa”, explica Zacarias, que não poupou elogios às colegas Maria Ferreira de Souza Loló (PT) e Dinah Zecker (PTB), respectivamente primeira e segunda secretárias da Mesa Diretora, que o ajudaram na condução dos trabalhos durante seu mandato. Inclusive, quando questionado sobre em quem votará para substituí-lo a partir de janeiro, o parlamentar respondeu prontamente: “Meu voto é da Dinah. Também votaria na Loló”, diz, embora nenhuma seja candidata.

Um dos motivos de orgulho do parlamentar, que integra a oposição, é ter sido eleito presidente com o apoio de boa parte da sustentação. “Isso demonstrou a forma democrática com a qual sempre tratei as questões”, avalia.

Segundo Zacarias, o próximo presidente não pode ser radical. “Do contrário, não conseguirá fazer um bom mandato”, ressalta ele, que ainda acredita que o eleito na próxima terça-feira para o seu lugar não terá problemas sérios com que se preocupar. “Não há muito o que fazer na estrutura da Câmara. Por isso, decidimos investir na qualificação do profissional da Casa”, orgulha-se, ao explicar que um dos principais investimentos de sua gestão foi com relação aos cursos oferecidos aos funcionários do Legislativo.

Zacarias destaca nos dois anos como chefe do Legislativo a experiência adquirida. “Amadureci muito. Aprendi a lidar com as mais diferentes pessoas e personalidades. Não é fácil. Mas foi uma experiência muito importante. Portas se abriram para mim”, reconhece o parlamentar.

Mas a experiência e a visibilidade que Zacarias propaga ter conseguido não foram suficientes para que ele conseguisse se eleger deputado estadual este ano. Apesar do resultado, o liberal afirma não ter ficado frustrado com a votação. Admite ter feito uma campanha humilde e sem planejamento adequado. Lamenta apenas Santo André ter perdido espaço na política estadual e até nacional. “É uma vergonha.”

Quanto à relação com o Executivo, ele manteve distância. “Quis a linha de independência. Nossa relação foi maior com os secretários, quando vieram à Câmara para explicar projetos”, assegura.

Entre as principais conquistas como presidente, Zacarias destaca a TV Câmara, que está em fase de teste na Casa, e a aprovação da Luops (Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo), a qual considera o período mais desgastante e onde teve de demonstrar mais “jogo de cintura” para controlar os ânimos e proporcionar amplo debate na Casa. Ele ainda cita a atuação no combate à Febem para evitar a construção de duas unidades em áreas populosas da cidade.

Zacarias assegura contar os dias para voltar a atuar exclusivamente como vereador. “Sinto falta de estar mais presente na comunidade, participando dos problemas”, argumenta o liberal, que diz saber apenas fazer política na vida. “Não tenho empresa, comércio ou outro meio de sobrevivência. Faço política de segunda a segunda.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;