Cultura & Lazer Titulo
Estudante diz que pode ter lançado vírus por acidente
Do Diário do Grande ABC
11/05/2000 | 08:56
Compartilhar notícia


Um estudante filipino especialista em computaçao disse nesta quinta-feira que teria enviado por acidente o ``vírus do amor' que afetou sistemas de correio da Internet em nível mundial. O vírus, que penetrava nos computadores quando o usuário abria a mensagem I love you (Te amo) foi um dos mais devastadores de que se tem notícia desde o lançamento no mercado dos computadores pessoais.

O estudante Onel A. de Guzmán, que estava escondido há vários dias, apareceu para uma entrevista coletiva usando óculos escuros. Ele nao admitiu diretamente ter feito o programa de vírus. Além disso, disse ignorar se realmente o tinha enviado à rede mundial de computadores. Quando os jornalistas perguntaram se ele enviara o programa a outros computadores por acidente, o estudante respondeu: ``É possível'.

Há alguns dias circulou em Manila a informaçao de que dois estudantes de um centro de informática nas Filipinas: de Guzmán e Michael Buen, elaboraram programas que poderiam ter sido utilizados na criaçao do vírus I love you. Os dois estudantes formavam parte de um grupo de especialistas em computaçao que oferece programas a pequenas e médias empresas.

O programa elaborado por Guzmán seria capaz de roubar contra-senhas e foi escrito como parte de um projeto de tese na universidade, que o rejeitou com a advertência de que era ``ilegal'.

No programa que desenvolveu, Guzmán escreveu que o programa ``seria de enorme ajuda para muita gente, especialmente usuários da Internet que buscam obter contra-senhas e passar mais tempo na maior rede de computadores do mundo sem ter que pagar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;