Nacional Titulo
Policiais federais rejeitam proposta de reajuste salarial
Por Da Agência Brasil
15/05/2007 | 00:07
Compartilhar notícia


Representantes das entidades de classes dos policiais federais não aceitaram a proposta do governo de pagar em duas vezes os 30% de reajuste salarial. O pagamento da primeira parcela, conforme a proposta, está previsto para junho de 2008 e o da segunda, para junho de 2009.

De acordo o presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), Marcos Wink, a categoria quer um acordo ainda em 2007. Ele informou que foi marcada nova reunião para o dia 21 e que já existe data marcada para a greve: do dia 22 ao dia 24. “Dependendo do que for definido nessa reunião, a greve começa no dia 22”, afirmou.

Para o presidente da Associação dos Delegados, Sandro Avelar, a proposta do governo não satisfaz e não há como desistir da paralisação. “Até agora, a proposta está muito longe do que foi assinado pelo ex-ministro da Justiça”.

Segundo Avelar, o argumento do governo é o de que o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) funciona como limitador ao pagamento do reajuste. Ele lembrou que parlamentares e integrantes do Executivo foram contemplados com aumentos salariais substanciais e não foi usado esse tipo de argumento.

“Isso gerou indignação na categoria, acentuada em razão do descumprimento do acordo. Infelizmente, para nós se aplica a limitação prevista no PAC que não se aplica a várias outras carreiras do Executivo e aos parlamentares”.

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, contestou a afirmação e explicou que cada poder é independente. Segundo ele, todas as categorias tiveram reajustes ao longo do governo Lula. “De um lado se tem uma questão constitucional e de outro se tem uma legitimidade, justeza na correção”, disse.

Para o secretário, o reajuste aos policiais federais não está cabendo nas regras do PAC, que são as regras de expansão da despesa do poder – o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais 1,5%. “Não foi aprovado ainda, mas é a diretriz que o governo tem adotado. Fica mais viável a oportunidade de expansão de despesa a partir de 2008”.

Sérgio Mendonça disse ainda que espera evitar a greve com os elementos a serem apresentados na próxima reunião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;