Fechar
Publicidade

Sábado, 16 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Diretor japonês ganha prêmio especial no Festival de Berlim


Das Agências

15/02/2001 | 11:16


O veterano diretor japonês Kei Kumai vai receber o prêmio especial do Festival de Berlim de 2001 nesta quinta-feira.

  A premiação é destinada a figuras ilustres do cinema, a quem o Festival de Berlim presta um agradecimento especial.

  Kumai, 70 anos, deve mostrar seu último trabalho, ''Nippon No Kuroi Natsu Enzai'' (Escuridão na luz), no circuito paralelo ao Festival de Berlim.

  O filme é sobre um ataque com gás Sarin realizado em 1994, em Matsumoto, próximo de Nagano. O incidente causou a morte de sete pessoas, deixou centenas feridas e um homem foi ''linchado'' pela imprensa como o responsável pelo atentado.

  Alguns meses depois, o mesmo ataque se repetiu no metrô de Tóquio, deixando 12 mortos e milhares de feridos.

  Kumai já apresentou vários filmes no Festival de Berlim durante sua carreira, incluindo ''Umi to Dokuyaku'' (''O mar e peixe'') que ganhou o Urso de Ouro em 1987.

  Esse filme também fala de uma história verídica. Em 1945,médicos e militares da Universidade de Medicina japonesa realizaram cirurgias experimentais que levaram oito pilotos americanos à morte.

  ''O Mar e o Peixe'' foi escolhido como um dos 23 filmes da retrospectiva organizada pelo diretor do festival, Moritz de Hadeln.  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;