Economia Titulo
Funcionários do BNDES fazem nova greve no Rio
Por Do Diário do Grande ABC
08/12/1999 | 09:04
Compartilhar notícia


Os 1.700 funcionários do Sistema BNDES (BNDES, BNDESpar e Finame) lotados no Rio de Janeiro decretaram nova greve para esta quarta-feira.

Segundo nota distribuída à imprensa pelo Sindicato dos Bancários do Rio, a decisao foi tomada diante da recusa da direçao do BNDES em apresentar uma contraproposta de reajuste salarial, apesar da paralisaçao realizada no último dia 30.

O presidente do BNDES, Andrea Calabi, lamentou o piquete na entrada da sede do banco, no centro do Rio de Janeiro. Segundo ele, o piquete é a prova de que o movimento "está fraco", pois, se nao fosse realizado, muitos funcionários teriam ido trabalhar.

Por causa da paralisaçao, eventos que seriam realizados nesta quarta no BNDES foram transferidos para outros locais. O lançamento do projeto "Mae Canguru", por exemplo, está sendo realizado no teatro Nelson Rodrigues, ao lado da sede do banco, e o seminário sobre mercado de capitais, programado para a tarde, foi transferido para a sede da Petrobras, localizada em frente ao BNDES.

Os funcionários reivindicam um reajuste capaz de recompor o poder aquisitivo dos salários e um abono que diminua as perdas acumuladas nos últimos cinco anos. Também reivindicam 5,1% de produtividade, o que equivale a 60% do índice de rentabilidade registrado no balanço do BNDES de 31 de dezembro de 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;