Economia Titulo
Indústria de massas Vilma cresce 20% no faturamento
Do Diário do Grande ABC
03/05/2000 | 16:22
Compartilhar notícia


A Indústria Vilma S/A, líder no mercado mineiro de massas e 6ª no ranking nacional, mais uma vez saiu na frente na conquista de mercado. Há dois anos trocou a tradicional embalagem de misturas para bolos em caixas de papelao pelas flexíveis, reduzindo preços até 45%, abocanhando 82% do mercado. Agora foi a vez das massas. Agora investiu mais R$ 10 milhoes na compra de outra máquina suíça, inédita no mercado, para aumentar a produçao de massas secas cortadas com formatos diferenciados. O incremento do volume irá exigir a contrataçao de mais 50 empregados, somando 770 postos de trabalho.

Com a aquisiçao do novo equipamento, a Vilma, pioneira na linha de massas com formatos diferenciados nao irá apenas expandir a produçao mais fincar pé num público alvo: o infantil. "Isso irá permitir à empresa um incremento de 12% na participaçao no setor. A produçao salta de 6 mil para 8 mil toneladas/mês", afirma Cézar Tavares, diretor de marketing. Lançamento de novos produtos e aumento do volume irao agregar bons dividendos à receita. O faturamento deverá fechar 2000 com acréscimo de 20% atingindo RS$ 120 milhoes.

A compra de mais uma máquina, explica Tavares, que funcionará em conjunto com a primeira Buhler, adquirida em 1998, exigiu investimentos de US$ 14 milhoes. "A nova máquina começa a operar dentro de um ano", prevê.

A idéia de produzir "Linhas Temáticas" começou no mês passado, com 500 anos de Brasil. "Foi um sucesso", conta Tavares. Foram fabricadas 20 mil toneladas de mapas, tricolores, impressos 500 anos. A primeira produçao de massas com o formato de ovos e coelhinhos chegou na Páscoa e os ovos vao ficar. O Dia das Maes e dos Namorados será lembrado com ramos de flores e coraçoes. "Dai para frente serao linhas de brinquedos, animais e seleçao de futebol", afirma.

"O objetivo é conquistar novos nichos de mercado que valorizam produtos nobres, mas nao abrem mao do preço", afirma. A fabricaçao de produtos alimentícios com formatos e embalagens diferenciados já é comum na Europa, mas no Brasil a Vilma é a primeira empresa do setor de massas a adotar esta estratégia.

Investimentos - Nos últimos 30 meses foram investidos US$ 24 milhoes em modernizaçao e aumento da capacidade instalada das unidades instaladas em Contagem e Montes Claros, e, desenvolvimento de novos produtos. Deste montante US$ 14 milhoes foram absorvidos na expansao da produçao de massas secas, com a compra do primeiro equipamento.

Trajetória - A trajetória das Indústrias Vilma começou na Itália, em 1923, quando Domingos Costa, da pequena cidade de Morigeratu, embarcou com o filho mais velho Nicola, rumo a Belo Horizonte. Dois anos depois montou seu primeiro negócio. Hoje o Grupo Vilma é formado pela Domingos Costa Indústria Alimentícia S/A (Docisa) e Intermoinhos Nordeste Nordeste S/A (Interplastil).

A Vilma conta atualmente com 15 mil pontos de venda em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, por meio de filiais locais. Com novas parcerias de distribuiçao firmadas recentemente a empresa pretende colocar seus produtos em mais 35 mil pontos até o final deste ano, informa Tavares.

O próximo passo da empresa será exportar para o Mercosul, incialmente para a Argentina, a linha de misturas para paes e bolos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;