Setecidades Titulo Santo André
Ciclofaixa de lazer reabre ao público no dia 23

Circuito integrará projeto Domingo no Paço, que será lançado pela Prefeitura na mesma data

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
04/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DAGBC


Após ficar suspensa por praticamente três meses, a ciclofaixa de lazer de Santo André, que opera aos domingos, será reaberta ao público no dia 23. Com trajeto menor e sem apoio da iniciativa privada, conforme idealizado pela administração no início do ano, o circuito será uma das atrações do Domingo no Paço, projeto do Departamento de Lazer que será lançado na mesma data com o objetivo de tornar o entorno do Paço um club-park (espécie de clube exclusivo, voltado ao lazer).

A ciclofaixa de lazer, que antes tinha 7,5 quilômetros de faixas destinadas para bicicletas e englobava vias do Centro e bairro Jardim, passará, a partir deste mês, a contar com circuito mais enxuto. O trajeto agora terá partida no próprio Paço municipal e será restrito ao trecho da pista rebaixada da Perimetral. O Paço não detalhou a quilometragem do novo percurso.

“É um reinício pequeno, com custo zero para que (nesse primeiro momento) a gente sinta a volta do público”, explica o prefeito Paulo Serra (PSDB). Projetada para receber média de 10 mil frequentadores por edição, a ciclofaixa de lazer de Santo André completou dois anos de operação com média de somente 4.500 ciclistas, número que motivou a suspensão para revisão do projeto.

Segundo o chefe do Executivo, a operação da ciclofaixa de lazer será feita por funcionários do próprio Paço, incluindo monitores e agentes de trânsito. Com a medida, o atual contrato com a empresa World Center Comércio, renovado em janeiro por mais 12 meses, ao custo de R$ 2,8 milhões, permanecerá suspenso pela administração andreense.

Discutida desde a gestão passada, à época em que o atual prefeito Paulo Serra era secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos do governo Carlos Grana (PT), o financiamento do projeto pela iniciativa privada permanece sendo pautado dentro do Paço. O objetivo é que em um futuro próximo a ciclofaixa de lazer seja totalmente financiada por empresas.

No entanto, enquanto as negociações não se efetivam, a ideia da Prefeitura é que a partir do dia 23 o circuito seja uma das atrações do Domingo no Paço. A nova atração da Prefeitura levará o conceito de club-park ao entorno da sede do Executivo. “Queremos dar vida ao espaço do Paço. As famílias vêm aos fins de semana para nossa área, mas sem estrutura. A proposta é que com o tempo o projeto seja aprimorado. É um recomeço daquela ideia de levar cultura e lazer para as regiões mais afastadas, começando por uma área já utilizada para isso”, afirma Paulo Serra.

Nas suas primeiras edições, o Domingo no Paço deve oferecer aos moradores da cidade atividades recreativas, esportivas, de lazer e atrações de música, dança, além de uma mini unidade da ludoteca municipal com empréstimo de jogos e material esportivo/recreativo. O espaço ficará aberto ao público das 10h às 16h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;