Internacional Titulo Pleito
Governista está próximo da vitória no Equador, mas rival contesta apuração
Por
03/04/2017 | 01:49
Compartilhar notícia


O governista Lenín Moreno está próximo da vitória na eleição presidencial no Equador, realizada neste domingo (2). Com 95,79% das urnas apuradas, o candidato do presidente Rafael Correa tem 51,12% da preferência do eleitorado. Seu rival, o ex-ministro da Fazenda Guilermo Lasso, conta com 48,88%. Os números foram divulgados no fim da noite deste domingo pelo Conselho Nacional Eleitoral do país.

A vitória de Moreno é praticamente certa, do ponto de vista matemático, mas Lasso se recusou a admitir o triunfo do adversário, por acreditar ter sido vítima de fraude. O oposicionista pediu a recontagem dos votos, já que três pesquisas de boca de urna, divulgadas antes do início da apuração, apontaram sua vitória.

"Isso é muito revoltante, não vamos permitir isso", disse Lasso. Ele conclamou seus apoiadores a protestar contra os resultados de maneira firme, mas pacífica. Lasso afirmou ainda que o governo de Moreno seria "ilegítimo".

A frente da sede do Conselho Nacional Eleitoral em Quito foi tomada por correligionários de Lasso, que gritavam "fraude" enquanto derrubavam barreiras de segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;