Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Brasil é o grande vencedor do Festival de Havana


Da AFP

15/12/2006 | 17:50


Com um total de 10 prêmios, o Brasil foi o grande vencedor do 28º Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana, anunciou o júri nesta sexta-feira, último dia da mostra. "O Céu de Suely", de Karim Aïnouz, ganhou por unanimidade o Prêmio Coral de melhor longa-metragem de ficção - o principal da mostra -, bem como o de melhor atriz para Hermila Guedes.

No filme de 88 minutos, selecionado para os festivais de Veneza e Toronto, Aïnouz conta a história da jovem Hermila, que decide voltar de São Paulo para a casa da família, no interior do Ceará, com o pequeno Mateus nos braços. Enquanto espera a chegada do esposo, que não vem, ela organiza uma rifa na qual vende o próprio corpo.

Ainda na categoria de longas-metragens de ficção, "Os 12 Trabalhos", de Ricardo Elias, levou o Terceiro Prêmio Coral, e "É Proibido Proibir", de Jorge Duran, o Prêmio Especial do Júri.

Na de Melhor Música, o vencedor foi o brasileiro "O Maior Amor do Mundo" para Chico Buarque, enquanto "Antonia" ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora para Joan Gogoud e Eduardo Santos.

Entre os documentários, mais dois filmes brasileiros saíram consagrados de Havana: "O Fim e o Princípio", de Eduardo Coutinho, que recebeu o Prêmio Especial do Júri, e "Dos Restos e das Solidões", de Petrus Carirg, que ganhou uma menção especial.

Outros dois brasileiros foram premiados na categoria filme de animação: "Os Três Porquinhos", de Claudio Roberto Guimarães, que recebeu o Terceiro Prêmio Coral, e "Deu no Jornal", de Yanko del Pino, que faturou a menção especial.

Com a premiação, o Brasil confirmou o favoritismo na mostra cubana, seguido de Argentina (7 filmes premiados) e Cuba (6).

O festival, inaugurado no último 5 de dezembro, exibiu durante 10 dias 468 filmes, 105 só na mostra competitiva.

"El laberinto del fauno", filme hispano-mexicano-americano, dirigido por Guillermo del Toro e que se passa na Espanha franquista, inaugurou a mostra, enquanto "Volver", novo filme de Pedro Almodóvar e prêmio de melhor roteiro do Festival de Cannes, encerrará o evento.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;