Em 24 de março de 1716, o mestre de campo Antonio Pires de Ávila recebia uma sesmaria na região. O documento de concessão enriquece o rol de elementos geográficos locais, pois cita o Caminho Velho do Mar, o Rio Grande e os ribeirões Couros, Cassaquera, Saracantã e Itororó.
Fonte: Wanderley dos Santos, Antecedentes Históricos do ABC Paulista, PMSBC, 1992, p. 23.
O presente maior deste mês do aniversário de Ribeirão Pires será o lançamento do livro História de Ribeirão Pires, de Wanderley dos Santos. A obra foi escrita há 42 anos e publicada, em primeira edição, como apostila, na administração do prefeito Valdírio Prisco.
Wanderley trabalhava na Cúria Metropolitana de São Paulo. Pôde pesquisar a história da grande maioria dos municípios paulistas, pela visão dos registros da Igreja. E descobriu a data de 25 de março de 1714, considerada a da fundação da Capela do Pilar Velho, em Ribeirão Pires, a mais antiga da Diocese de Santo André.
O fundador, capitão-mor Antônio Correa de Lemos, é retratado na capa do livro de Wanderley a ser lançado neste sábado. O fundador, vestido de bandeirante, aparece ao lado da capela do Pilar, construída por escravos.
O livro traz informações sobre as propriedades do mestre de campo Antônio Pires de Ávila, que dá nome a Ribeirão Pires. Pires e Camargo eram duas antigas e antagônicas famílias paulistas. São perpetuadas no Grande ABC – Pires, em Ribeirão Pires; Camargo, na Linha Camargo, em São Bernardo.
O AUTOR
Wanderley dos Santos (1951-1996) escreveu vários livros e artigos, inclusive sobre o Grande ABC, com destaque para Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892, de 1992, editado pela Prefeitura de São Bernardo. Ao falecer, dirigia o Arquivo Público de Franca.
Um de seus livros, inédito, manuscrito, focaliza a história de Rio Grande da Serra. Cópia deste livro está com Memória e seria um achado se publicado durante a realização do 14º Congresso de História do Grande ABC, a se realizar este ano na cidade.
HOMENAGEM
Wanderley dos Santos deverá ser o novo nome da Praça Sabará, de Ribeirão Pires. Iniciativa é do vereador Rogério Luiz.
História de Ribeirão Pires
Autor: Wanderley dos Santos
Pesquisa complementar: Marcilio Duarte
Capa: Leonardo Conceição
Edição: Universidade Federal do ABC
Lançamento: amanhã, sábado, às 19h
Local: Câmara de Ribeirão Pires
Endereço: Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro – Ribeirão Pires
Preço do exemplar: R$ 29,90, em média
Como comprar: O livro não será comercializado no dia. Interessados devem procurar a editora da Universidade Federal do ABC. Contatos: editora@ufabc.edu.br
Diário há 30 anos
Terça-feira, 24 de março de 1987 – ano 29, edição 6398
Manchete – Bancários decidem parar hoje
Saúde – Normalizado atendimento médico a previdenciários.
Alimentação – Carne deve aumentar com a volta do ICM.
Campeonato Paulista – No Morumbi, São Paulo 2, Santo André 1.
Polícia – Fim de semana violento com oito homicídios.
Em 24 de março de...
1882 – Robert Koch anuncia, em Berlim, a descoberta do bacilo da tuberculose.
1917 – No embate jurídico em torno da falência da São Bernardo Fabril, o advogado Spencer Vampré acusa o colega Carlos de Campos de analisar o caso com óculos cor-de-rosa: “Não há lógica possível para os sentimentos quando estes teimam em ver brancos e imaculados os mais negros corvos”.
A guerra. Do noticiário do Estadão: os aliados reconhecem o governo russo.
1972 – Anunciado o nome de Fioravante Zampol, ex-prefeito e ex-deputado, como o candidato a vice-prefeito de Santo André na chapa de Antonio Pezzolo.
Santos do Dia
Oscar Arnulfo Romero y Gadamez, na foto (1917-1980). Arcebispo de El Salvador. Assassinado enquanto oficiava uma missa na capela do hospital da Divina Providência.
Fonte: Cada Dia Tem Seu Santo, de A. de França Andrade – Editora: Artpress.
Aldemar de Cápua
Catarina da Suécia
Hoje
Dia Mundial do Combate à Tuberculose
Dia da União dos Povos Latino-Americanos
Municípios Paulistas
Hoje é o aniversário de Araras, Cabreúva, Ibiúna, Mococa e Monte Mor.
Araras, Mococa e Monte Mor. Municípios criados por lei provincial de 24 de março de 1871.
Cabreúva e Indaiatuba. Criados por lei provincial de 24 de março de 1859, ambos separando-se de Itu.
Ibiúna. Criado por lei provincial de 24 de março de 1857, quando se separa de São Roque.
Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 24 de março:
No Rio Grande do Sul, Arroio Grande, Barra Funda, Candiota, Hulha Negra, Sertão Santana e Westfalia.
Em Pernambuco, Orocó.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.