Memória Titulo Memória
O pensamento vivo de Antonio Simões

No começo desta Semana Ribeirão Pires Memória falou do dia 19 de março, o do padroeiro São José - data escolhida também para a celebração do aniversário da cidade

Ademir Médici
21/03/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


“Domingo próximo haverá a Festa de São José em Ribeirão Pires.”
Cf. notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15 de março de 1917.

Nota – Mesmo em tempos idos, quando Ribeirão Pires era Distrito de São Bernardo, os locais sempre tiveram como festa maior o Dia de São José, em 19 de março.

No começo desta Semana Ribeirão Pires Memória falou do dia 19 de março, o do padroeiro São José - data escolhida também para a celebração do aniversário da cidade. E comentamos que, a exemplo de outras cidades, Ribeirão Pires foi buscar no calendário litúrgico a sua data maior.

Uma voz, ao menos, colocava-se contrária: a do prefeito Antonio Simões, entrevistado pelo Diário em 1972, no Dia de São José, durante o desfile escolar realizado no Centro da cidade. Disse Antonio Simões:
1 – O 19 de março é uma data imprópria para comemorar-se o aniversário, uma vez que as escolas mal reiniciaram o ano letivo, não havendo tempo para que se preparem para uma exibição mais aprimorada quando dos desfiles.

2 – Pretendo enviar um projeto de lei à Câmara Municipal alterando a data. O aniversário seria comemorado mais no final do ano, talvez em novembro, mês durante o qual foi realizado o plebiscito que determinou a emancipação do antigo Distrito de Santo André.

O prefeito Antonio Simões vivia seu último ano como prefeito. No início de 1973 entregou o cargo ao sucessor, Valdírio Prisco, que na gestão Simões foi seu oficial de gabinete. Ou seja: Antonio Simões elegeu o sucessor. Tinha força, esse moço.


O TEMPO PASSA...
Natural de Ribeirão Pires, Antonio Simões continuou na cidade. Pensou Ribeirão Pires historicamente. Escreveu um livro de memórias. Participou ativamente do movimento que visou reunir outros antigos que estudassem e zelassem pela história local. Semente da atual Associação Pró-Memória.

A ideia de repensar uma nova data para a celebração do aniversário de Ribeirão Pires não foi levada adiante. O 19 de março permanece forte. Veio a Lei de Proteção aos Mananciais (1976), que brecou qualquer projeto mais arrojado de industrialização. Ribeirão Pires foi elevado a estância turística.

Estância turística que corre risco. Morros foram recortados. A ocupação desenfreada com loteamentos urbanos e sub-habitações é uma realidade. Como a cidade é pensada hoje, em termos de planejamento?

MAS EM 1972...
...a cidade foi despertada pela alvorada de 21 morteiros, disparados do Morro de Santo Antonio, do coração da cidade. Ali havia uma capela, simples como a cidade. Morro e capela não existem mais. Foi bom? Ruim? O que se pensa hoje a respeito?

Diário há 30 anos
Sábado, 21 de março de 1987 – ano 29, edição 6396
Manchete – Sarney (José, presidente da República) admite converter dívida em investimentos
Metodista – Alunos em greve no curso de Odontologia.
Política – Petistas querem diretório único no Grande ABC.
Economia – Microempresários podem decretar a moratória.
Editorial – Ignorar microempresas é péssima política
Polícia – Justiça declara guerra ao videopôquer em Ribeirão Pires.

Hoje
Dia Mundial da Infância
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Dia da Floresta Mundial
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia Nacional da Terra
Dia Mundial do Sono (OMS)
Dia Mundial da Poesia (Unesco)

Municipios brasileiros
Celebram seus aniversários em 21 de março:
Em Roraima, Alvorada D’Oeste
Em Sergipe, Boquim
No Rio Grande do Norte, Brejinho
Em Santa Catarina, Indaial
Na Bahia, Monte Santo e Tucano
No Paraná, Telêmaco Borba

Municipios paulistas
Hoje é o aniversário de:
Américo Brasiliense
Barão de Antonina, Barra do Turvo e Borborema
Campo Limpo Paulista e Coronel Macedo
Dumont
Estrela do Norte
Francisco Morato
Iperó, Ipeúna, Itapura e Itupeva
Lindóia e Louveira
Mira Estrela, Mombuca e Monções
Narandiba e Nova Independência
Orindiúva
Pindorama e Potirendaba
Rafard, Ribeirão do Sul e Roseira
Santa Clara D'Oeste, Santa Ernestina e Santana da Ponte Pensa
Tarabai e Teodoro Sampaio
União Paulista
Várzea Paulista

Santos do dia
Nicolau de Flue, na estampa (1417 e 1487). Religioso suíço, pacificador e inimigo das batalhas. É o santo mais popular do seu país.
Berilo
Lupicínio
Santúcia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;