Política Titulo
Mauá cria Coordenadoria de Igualdade Racial e Ética
Por Miriam Gimenes
Especial para o Diário
23/07/2005 | 10:23
Compartilhar notícia


O prefeito interino de Mauá, Diniz Lopes (PL), sancionou nesta sexta-feira lei que cria a Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que deve entrar em funcionamento a partir de segunda-feira sem coordenação e sem orçamento definido. O organismo, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abre brecha para nomeação de um coordenador, que terá salário de R$ 3.225,23, além de sete membros para um conselho consultivo, que deverão ser indicados pelo próprio Executivo, pela Câmara e pela sociedade civil.

Segundo o prefeito, a importância da coordenadoria se dá não só por ajudar a população local, mas para difundir a idéia entre os outros municípios da região. "Esperamos que a iniciativa sirva de modelo para as outras cidades." Em Santo André já existe um Núcleo de Políticas de Gênero, Raça, Geração e pessoas com Deficiência, e em Diadema as atividades para promoção de igualdade racial estão vinculadas à Assessoria de Promoção Social.

São dois os candidatos a coordenador do organismo mauaense: o ativista da ONG Sem Racismo Aparecido Anthony dos Santos e a responsável pela articulação das políticas de raça, gênero e pobreza da Prefeitura Noeme Ferreira dos Santos.

O projeto que cria a coordenadoria foi aprovado no mês passado por unanimidade na Câmara, implementa a inserção da população negra e indígena, entre outras etnias, na sociedade e tem como um dos principais objetivos combater a discriminação racial e étnica dentro do município. Além de iniciativas culturais, o organismo também poderá receber denúncias de situações discriminatórias, que serão encaminhadas aos órgãos competentes. A solenidade de assinatura da lei contou com a presença de autoridades da cidade e do Estado, bem como representantes do movimento negro, além do cantor e apresentador Netinho de Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;