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Firma de reparos mira material de construção

Sediada em Santo André, a Especialista do
Lar vai contratar 200 pessoas até o fim do ano

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
28/02/2017 | 07:14
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Denis Maciel/DGABC


Criada para executar reformas e reparos residenciais, a fim de suprir necessidade pessoal na busca por profissionais comprometidos, a Especialista do Lar nasceu em 2015 na Vila Alzira, em Santo André. De lá para cá, desviou o caminho inicialmente projetado e abriu seu leque de atuação para prestar serviço também a empresas. Mal o ano começou, selou contrato com gigante varejista do ramo de materiais de construção, setor que vê potencial expressivo. Com isso, a expectativa é dobrar seu faturamento e terminar 2017 com cifra de R$ 10 milhões, além de contratar 200 profissionais.

Dentre os serviços oferecidos estão desde a troca de lustre, o ajuste em vitrine e a montagem de um móvel, até a reforma efetiva. “Começamos a entrar em contato com empresas e lojas para fechar contrato de manutenção”, conta Luciano Lugli, 35 anos, sócio da Especialista do Lar com Laércio Aro, 50. Hoje, esse tipo de trabalho é responsável por 25% da receita da firma.

“Temos três grandes contratos em andamento neste ano, o que nos permite projetar expressivo crescimento”, diz o empresário. Em 2015, a Especialista do Lar faturou R$ 2,5 milhões, cifra que dobrou no ano passado, para R$ 5 milhões – assim como o quadro de funcionários, que passou de 15 para os 40 atuais (alta de 166%).

Há dois anos, 70% do faturamento provinha de serviços residenciais e 30%, empresariais – fatia que saltou para 60% do total no ano passado. Em 2017, o objetivo é que as pessoas jurídicas respondam por 70% e, físicas, 30%.

Dentre os clientes, destacam-se Adcos, Siberian, L’Occitane, Mundo Verde, Banco do Brasil, Lopes e Grupo Avenida, sem contar a realização de manutenção em shoppings e condomínios residenciais. As demandas, neste caso, variam de limpeza de ar-condicionado, troca de porta e restauro do forro ou do gesso.

“Fizemos um planejamento de três anos antes de abrir o negócio, e estamos apostando em um nicho de parceria com lojas de material de construção que está dando certo. Se conseguirmos crescer durante a crise, quando houver a retomada da economia conseguiremos crescer ainda mais”, aposta Lugli.

EMPREGO - A Especialista do Lar possui 30 empregados que executam os serviços, e outros dez que cuidam da parte administrativa e do atendimento. No entanto, ao selar contrato de dois anos com companhia do ramo de materiais de construção, cujo nome ainda não pode ser revelado, a expectativa de geração de emprego é mais 200 profissionais até o fim do ano. O objetivo é que eles atuem nas nove lojas da rede parceira localizadas na Grande São Paulo. Portanto, quem adquirir itens de banheiro, por exemplo, da varejista, terão a montagem feita pelos funcionários da empresa andreense. “Até dezembro queremos atender mais de 50 lojas da rede. Se isso acontecer, haverá muito mais oportunidades de emprego”, assinala.

Para se inscrever no processo seletivo basta entrar no site www.especialistadolar.com.br e clicar em ‘trabalhe conosco’.

A ideia do negócio surgiu de necessidade pessoal, a partir da dificuldade para fazer a reforma de um imóvel próprio, principalmente por conta da falta de comprometimento, ponto crucial para a satisfação do trabalho. “Geralmente, esse tipo de serviço é terceirizado, e o profissional contratado não é conhecido pela companhia, portanto, ele não segue padrão de atendimento. Quando o consumidor reclama, inclusive, não sabe para quem deve fazer isso, se para a empresa da qual comprou o produto, para o funcionário que executou o serviço, ou para a firma da qual ele é funcionário. Isso ocorre com frequência nesse mercado, e é o que queremos evitar.”

De acordo com Lugli, ele não treina seus colaboradores para apertar parafuso. “Para entrar nas casas das pessoas é preciso ter postura e representar a empresa. Nos preocupamos tanto com isso que enviamos pesquisa de satisfação após a realização do serviço. E isso se reflete no salário, pois remuneramos valor adicional a cada trimestre conforme a produtividade e a qualidade do trabalho”, explica.

Segundo ele, a estratégia permite ganhar até um contracheque adicional a cada três meses – que varia de R$ 1.240 para prestador de serviço geral a R$ 3.500 para eletricista.

CAMINHO DAS PEDRAS - Donos da Especialista do Lar, Luciano Lugli e Laércio Aro atuavam na área de análise de sistemas. Aro chegou a ser diretor de Lugli. Com experiência também no gerenciamento de projetos, Lugli teve um negócio próprio antes, um cybercafé, que vendeu em 2010. “Com uma loja eu não vislumbrava a possibilidade de crescer e expandir os negócios, por isso vendi. E fui estudar para empreender”, conta.

Em 2014, ele começou a desenhar projeto do Grupo e-lar (fundado em 2015), que reúne a EPPM (Enterprise Projects Process Management), empresa de consultoria estratégica de implantação de projetos e processos, e a Especialista do Lar. “Para começar usamos capital próprio e apostamos em estrutura enxuta. Depois fizemos investimento em ERP (sistema de gestão empresarial), sites, aplicativos e assessoria de imprensa. Quem quer crescer, mesmo na crise, precisa investir.”


Meta é lançar 20 franquias até dezembro

Em virtude da parceria com a grande rede varejista de materiais de construção, a marca busca por franqueados em Santo André e Diadema, além de Alphaville, Barueri, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

A meta é ter 20 franquias até o fim de 2017. Em abril, uma será aberta em São Caetano. E existem negociações avançadas para unidades em Brasília e no Rio de Janeiro. Para 2018, o plano é levar a marca Especialista do Lar para fora do País, começando pelo bairro de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina. Panamá também está nos planos.

O sócio Luciano Lugli diz que analisa com cautela o perfil dos interessados, já que o objetivo é manter o padrão de atendimento e não cair justamente no que condenou quando decidiu abrir o negócio, que é a falta de comprometimento e qualidade no serviço executado.

A empresa utiliza ferramentas de geomarketing para conceder as franquias, com isso, é permitido uma unidade a cada 300 mil habitantes. “Oferecemos a sugestão da melhor esquina para o negócio, onde se tem maior potencial da oferta dos serviços de obra, manutenção e limpeza”, conta o empreendedor.

A promessa da Especialista do Lar é de faturamento mensal na casa de R$ 60 mil, contando com cinco funcionários e retorno do investimento entre 12 e 18 meses. A taxa de royalties é de 8% e, de marketing, 5%. Portanto, 13% da receita vai para a manutenção dos direitos de uso da marca.

A franquia custa R$ 120 mil, sendo que, do montante, R$ 40 mil são usados para abertura do escritório e composição do layout, que pode ser instalado em espaço de 30 metros quadrados. 




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