Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 1 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Gentil como as telas que pinta

Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Morador de Santo André, artista já criou
mais de 5.000 telas e é apaixonado pelo que faz


Karine Manchini

19/02/2017 | 07:00


 Nascido em São Caetano e morador de Santo André, o artista plástico Carmelo Gentil, 61 anos, é apaixonado pela pintura há muitos anos: mais de 40 para ser exato. Ele usa a arte para se distrair e para ganhar a vida. Além disso, gosta de ensinar as técnicas que aprendeu lecionando na Associação Paulista de Belas Artes e em seu próprio ateliê.

Gentil começou sua carreira fazendo aulas com Marcos Gali e Euclides Rios, que o influenciaram e o inspiraram a criar seu próprio estilo artístico. Com orgulho de seus trabalhos, o pintor – que no início da profissão gostava de exaltar o estilo surrealista –, hoje em dia aposta nos traços com características mais impressionistas.

Gentil já fez diversas exposições em São Paulo e no Grande ABC, mas sempre desejou conseguir mais visibilidade ao seu trabalho. “Às vezes, acho que sou mais conhecido em São Paulo e no Interior do que aqui, na minha própria região. Isso é falta da gente mesmo falar do nosso trabalho e de divulgação também”, analisa.

Pai de três filhos – sendo que nenhum optou pela arte – o são-caetanense nunca teve dúvidas de seguir o caminho da pintura. Apaixonado, ele conta muito com a mulher, que o apoia há 30 anos. “Cristina me acompanha há muito tempo. Dormimos falando de pintura e acordamos falando sobre o mesmo assunto, é nossa paixão”.

Por meio do seu ofício, Gentil construiu sua própria casa em Santo André e tem um ateliê organizado nos fundos do terreno. Quem visita o espaço percebe o cuidado e o amor que o artista plástico tem com o seu trabalho, além de inúmeras telas coloridas de diversos temas, algumas telas exibem seu autoretrato. “Perdi a noção de quantos quadros já pintei, mas acredito que foram quase 5.000”, conta Gentil, que leva cerca de duas horas para terminar uma tela pequena e uma semana para fazer uma grande.

AULAS
Quem quiser aprender sobre as técnicas usadas por Carmelo Gentil, pode fazer aulas na Associação Paulista de Belas Artes, as terças-feiras, durante todo o dia. O pintor também está abrindo turmas para ministrar em seu ateliê no Grande ABC aos sábados de manhã e à tarde. O custo fica em torno de R$ 250 por mês. Mais informações no www.cgentil.com.br.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;