Economia Titulo
Compras de bônus ajuda lucro do BCE a crescer 10% em em 2016 na comparação anual
16/02/2017 | 09:07
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) afirmou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 1,19 bilhões de euros em 2016, alta de 10% na comparação com o ano anterior, graças a uma elevação dos lucros obtidos com juros dos títulos comprados em seu programa de compra de bônus.

A receita do programa, conhecido pela sigla QE (quantitative easing, em inglês) cresceu cerca de dois terços, para 435 milhões. Atualmente, a autoridade monetária compra 80 bilhões de euros por mês em bônus soberanos e corporativos, em um esforço para dar apoio à frágil economia da região. Como resultado, o BCE já amealhou o equivalente a 1,6 trilhões em títulos.

O programa de maior lucratividade do BC europeu, no entanto, continua sendo o Securities Markets Program (SMP), lançado no auge de dívida soberana da região para comprar títulos de países em dificuldade. No ano passado, ele rendeu 520 milhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;