Setecidades Titulo Estímulo mental
Academia para o cérebro é inaugurada em Santo André
Por Marília Montich
Do Diário OnLine
07/02/2017 | 14:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Não são apenas os músculos que precisam de exercício. O cérebro também necessita ser estimulado constantemente a fim de aprimorar habilidades cognitivas e emocionais, tais como raciocínio lógico, pensamento estratégico, concentração, autoconfiança e autoestima. Da mesma forma que se procura uma academia de ginástica para modelar o corpo, hoje existe a opção de ingressar em curso específico para “malhar a cabeça”.

Em Santo André, a franquia Supera inaugurou na última segunda-feira mais uma de suas filiais (Rua das Palmeiras, 193 – Jardim) com a proposta de oferecer “ginástica para o cérebro”. O negócio está presente em todos os Estados brasileiros, com 270 unidades, das quais 182 já em funcionamento. Além da recém-aberta, há mais uma unidade na região, mas em São Bernardo (Rua João Pessoa, 296 - Centro).

“Nossa escola não ensina conteúdo, ensina a aprender”, diz o gestor comercial da filial andreense Bruno Guenka. Ele explica que são utilizadas seis ferramentas no curso: ábaco, apostila, dinâmica de grupo, neurobiótica (espécie de aeróbica para o cérebro que prega a alteração de rotina, como trocar o relógio de pulso de braço), jogos e plataforma online de exercícios.

O curso é indicado para pessoas de todas as idades e com os mais diferentes objetivos. “O aluno mais novo do método tem 5 anos e o mais velho, 101. Antes da matrícula, faço duas perguntas: se a pessoa é alfabetizada e se consegue ter interação em grupo. São os únicos pré-requisitos”, explica Guenka, que afirma que as atividades são vezes individuais, vezes coletivas.

Ainda segundo o gestor, 40% do público são crianças entre 7 e 14 anos que procuram ir melhor na escola. Outros 40% são recém-aposentados, com mais de 60 anos, fatia essa que mais cresce. Outros 20% são aqueles que buscam melhorar o desempenho para, por exemplo, passar em um concurso. As turmas são separadas por idade, por conta da maturidade de cada grupo. Avaliação prévia também é aplicada para verificar em que nível cada indivíduo se encontra.

A funcionária pública Elaine Oliveira da Silva, 42 anos, procurou a unidade da Supera da Freguesia do Ó, na Capital, para melhorar a memorização em abril do ano passado. “Tinha muita dificuldade. Cheguei ao ponto fazer anotações durante meus estudos e não lembrar que tinha feito aquilo. Também tinha problemas de concentração”, conta.

Hoje, após quase um ano, ela diz sentir bastante diferença em seu rendimento. “Hoje consigo gravar até número de telefone de cabeça. Além disso, antes qualquer barulho me atrapalhava e tinha que voltar todo o serviço. Agora, pode cair o mundo que não interfere.”

Estrutura - As aulas acontecem uma vez por semana e têm a duração de duas horas. A franquia recomenda 18 meses de curso, mas há quem ultrapasse esse período. “Tem gente que faz há anos simplesmente por se sentir bem. Nosso curso é personalizado, então essa opção existe.”

Os educadores recebem treinamento durante duas semanas na sede, em São José dos Campos, no Interior. São selecionados profissionais com nível superior, de preferência em Matemática ou Pedagogia, e que têm experiência em sala de aula. Na Supera, o máximo de alunos por classe é 12.

Os valores variam de R$ 230 a R$ 309 mensais, mas, segundo Guenka, podem ser negociados. Até este sábado, aulas grátis podem ser agendadas em Santo André pelo telefone 4427-8098 ou pelo e-mail santoandre.jardim@metodosupera.com.br.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Diário do Grande ABC

Todos os direitos reservados © 1995-2023 - Todos direitos reservados

;