Política Titulo São Caetano
Ex-secretário de Pinheiro crê em mais transparência na gestão de Auricchio
Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
01/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-secretário do governo do ex-prefeito de São Caetano Paulo Pinheiro (PMDB, 2013-2016), Francisco Soeltl (Desenvolvimento Econômico) acredita que a gestão José Auricchio Júnior (PSDB) será mais transparente na comparação com a administração na qual ele trabalhou. O ex-secretário entregará ao tucano documento intitulado Carta Transparência, que elencará série de ações a ser adotada pelo governo para evitar o desperdício do dinheiro público e inibir práticas de corrupção.

O manifesto, segundo Soeltl, também foi apresentado a Pinheiro, mas o ex-secretário diz que não sabe os motivos pelos quais o governo do qual fez parte não abraçou as ideias. “Eu mostrei para o (ex) prefeito (Pinheiro) as propostas e ele as apoiava. As razões (para não adotar as medidas) eu não sei. Pedimos algumas informações (sobre a administração) junto à Secretaria da Fazenda e não sei por qual razão não tivemos retorno”, relatou o ex-secretário, que integra o Observatório Social de São Caetano e o Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista).

Na carta, esses dois coletivos defendem a implementação de ações como a informatização do Diário Oficial do município e a criação de secretaria específica para a gerência de compras e gestão de contratos da administração. Os grupos sugerem também medidas já existentes, como implantação de legislação municipal de transparência (decreto número 10.525/2012). “A ideia é implantar a cultura de ética e transparência na cidade”, frisou Soeltl. Ele acredita que a existência de um site para a publicação dos Atos Oficiais do município facilitará o acesso de pessoas que não leem jornais impressos e até impulsionará a ampla concorrência com atração de mais empresas em processos licitatórios.

“Não sei se foi o governo (Pinheiro) que perdeu (com a não implantação das medidas). Quem perdeu foi a cidade. Talvez teríamos gastado menos com licitações mais competitivas. Tenho uma esperança que não tem tamanho e acho que o governo Auricchio será transparente, pois ele assinou a carta durante a campanha. Tenho certeza que, passando essa etapa inicial do governo, vamos sentar com o prefeito para apresentar nossas sugestões.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;