Cultura & Lazer Titulo Tom Jobim
Maestro soberano é Antonio Brasileiro

Antonio Carlos Jobim, que completaria 90 anos
hoje, se mantém vivo com sua obra incomparável

Miriam Gimenes
25/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Pode parecer uma brincadeira do destino, mas o mais carioca dos cariocas, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom (1927-1994), faz aniversário no mesmo dia que a cidade de São Paulo. Se fosse vivo, o maestro soberano, como cantou Chico Buarque, completaria 90 anos. E hoje, a partir das 20h, sua obra será lembrada no espetáculo literomusical Histórias de Canções – Tom Jobim, no Viradalata Espaço Capital (Rua Apinajés, 1.387), em São Paulo.

O show, que terá clássicos como Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Águas de Março, entre outros, é baseado no livro homônimo de Wagner Homem (Ed. Leya), que entre uma música e outra – tocadas por banda sob a direção musical do pianista Mário Carvalho – conta com muito bom humor fatos importantes, histórias de bastidores e curiosidades sobre a vida e a obra de Tom.

A apresentação, cujo ingresso custa R$ 50 (R$ 25 meia-entrada), ainda conta com projeções de vídeos, fotos e áudios inéditos sobre momentos embrionários da criação de algumas músicas e outras histórias. Uma delas trata de Luisa, canção encomendada pela Rede Globo para a minissérie Brilhante (1981). “Tom escreveu a música pensando em Vera Fisher, com os cabelos loiros, esvoaçantes, ‘raio de sol’. A canção ficou maravilhosa. Quando a novela foi ao ar, Vera estava morena de cabelo encaracolado. Tom ficou doido com isso”, lembra Wagner, aos risos. Segundo o escritor, o músico tem público de todas as idades. “Há uma retomada em sua obra. A garotada está começando a se interessar por ele. Em shows que faço, metade da plateia é de gente jovem e isso é muito bom.” Se é.

SOBERANO
O escritor Ruy Castro, autor do livro Chega de Saudade, que reconstitui a vida boêmia e cultural carioca dos tempos da bossa nova, afirma que houve uma época em que Tom foi mais valorizado no Exterior do que aqui. “Durante muito tempo, nos anos 1960,1970 e 1980. Mas, a partir dos anos 1990, a coisa começou a mudar. Hoje o Tom é uma unanimidade até nacional.”

Tanto que vários já gravaram muitas de suas mais de 300 canções – algumas, em parcerias memoráveis com Vinicius de Moraes e Elis Regina. “A Universal mais a Warner e a Sony soltam por ano inúmeras reciclagens do material gravado por Tom. Some a isto aos incontáveis discos feitos anualmente por jazzistas e cantores, brasileiros e internacionais, interpretando Tom. Por incrível que pareça, até Chitãozinho e Xororó gravaram ano passado um disco inteiro com canções dele. E elas resistiram!”, comemora. Tom partiu em 1994, por complicações pós-operatórias para retirada de um câncer. Mantém-se vivo, no entanto, personificado em suas belas canções. A realidade é que sem ele a música popular brasileira não pode ser.

‘Tom era um dos poucos que tiravam meu avô de casa’, diz Stella Caymmi
De tempos em tempos, Tom Jobim ia à casa de Dorival Caymmi para convidá-lo para passear. Ficavam horas andando de carro pelas ruas do Rio, porque o carioca gostava de ouvir suas ideias filosóficas. “Só duas pessoas conseguiam tirar meu avô de casa: Tom Jobim e Jorge Amado”, diz a jornalista Stella Caymmi, autora do livro Dorival – O Mar e o Tempo e neta do baiano.

A relação dos dois, nas palavras de Dorival, era um ‘caso de amor.’ “Não me dou o direito de sentir saudades porque guardo a fantasia de que Tom não morreu”, disse em conversa com Stella. Ela conta, inclusive no livro, que, antes de viajar para se tratar em Nova York, Tom pediu a bênção do amigo – a quem tinha como um ‘pai’ – e, para se despedir, citou um trecho da canção praieira Promessa de Pescador, de Caymmi. “Tome conta de meu filho que eu também já fui do mar.”

Stella lembra que a morte dele foi um susto não só para Caymmi, que não teve coragem de ir ao velório, como para a família toda, pois eram muito próximos. “Foi amizade muito estreita, quase uma irmandade, apesar de diferença de geração, uma relação de amor impressionante”, analisa. E completa: “A parceria deles era tão grande, tão bonita, tão cheia de histórias que daria para eu escrever um livro disso.” Quem sabe?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;