Setecidades Titulo Depredação
Cesa da Vila Floresta registra atos de vandalismo durante as férias

Invasores deixam vidros quebrados, pia destruída e armários revirados

Marcelo Argachoy
Especial para o Diário
11/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 A ação de vândalos em unidades do Cesa (Centro Educacional de Santo André) se espalha por outros prédios da rede pública do município neste período de férias escolares.

Após relatos de estragos provocados no Cesa Parque Erasmo, a unidade Vila Floresta também foi invadido por vândalos, que destruíram a guarita dos seguranças. O coordenador da unidade, Werner de Paula, relata que as invasões se tornaram mais frequentes após o fim da ronda que a GCM (Guarda Civil Municipal) realizava periodicamente na vizinhança devido a corte de gastos. “Os moradores, em geral, são conscientes e preservam o espaço, mas aí sofremos com a invasão de usuários de drogas, que depredam o lugar. Fazem isso para afrontar a polícia.”

O cenário encontrado foi de vidros quebrados, uma pia destruída, armários revirados e vários dejetos, que confirmam a presença de usuários de drogas na guarita. Segundo funcionários, a invasão deve ter acontecido entre segunda e terça-feira.

Antes disso, na semana do Natal a unidade já havia sofrido invasões, com a quebra de cadeados e janelas. Equipamentos como geladeira foram retirados pelos funcionários após a primeira invasão, para evitar prejuízo maior.

Outra queixa é em relação à invasão das piscinas. “Acabou o contrato do salva-vidas, e a piscina não está em condições ideais para uso. Mas, mesmo assim, tem gente que invade para nadar, ainda mais nestes dias de calor”, afirma.

Casos semelhantes foram relatados em outras unidades, como nos Cesas Jardim Santo Antônio e Humaitá.

 

OUTRAS UNIDADES

No Humaitá, funcionários apontaram furto de brinquedos e materiais de limpeza, além da destruição de portas e cadeados. Na unidade do Parque Erasmo, houve roubo de materiais, quebras de vidro e de grades, além da danificação da guarita e pichações no interior do equipamento.

A Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que está providenciando a reparação dos danos e estuda a adoção de medidas no sentido de coibir novas invasões e depredações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;