Economia Titulo
Vendas de motos no mercado interno crescem 14,8%
09/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As vendas de motocicletas no mercado brasileiro em fevereiro somaram 116.262 unidades, o que representa alta de 14,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, houve redução de 6,7%, levando em conta apenas a comparação em dias corridos. Porém, quando se consideram apenas os dias úteis, verifica-se aumento de 3,7%, conforme a dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

No mês passado, a produção subiu 37,8% ante mês idêntico de 2009, totalizando 122.429 unidades. Contudo, no confronto com janeiro passado há queda de 4,4%. Ainda segundo a Abraciclo, no acumulado janeiro e fevereiro deste ano foram fabricadas 250.464 motocicletas, acréscimo de 47,4% frente a igual intervalo do ano passado.

DESEMPENHO - Segundo Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo, apesar do mau tempo e a menor quantidade de dias úteis, o mês teve 28 dias e também teve o Carnaval, o número de itens comercializados em fevereiro foi bom. "Foi um mês de chuvas intensas e feriado prolongado. Mesmo assim, conseguiu-se um bom resultado de vendas, principalmente em relação ao mesmo período do ano passado", afirmou Takeuchi, em nota. "Março também será bom, porque muitos devem aproveitar a isenção da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que segue até o fim deste mês. A preocupação será a partir de abril, quando acaba o incentivo,e só nos resta aproveitar ao máximo a liberação de crédito de R$ 3 bilhões para linhas de financiamentos, feita através do Ministério da Fazenda", complementou Takeuchi, por meio da nota.

Com relação às exportações, a Abraciclo revela que subiram 155% ante janeiro, para 5.947 unidades. Porém, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as vendas externas registraram queda de 21,6%.

No acumulado do ano, as perdas somam 35,2%, com total de 8.279 unidades vendidas ao Exterior, "tendência que deve ser mantida".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;