Política Titulo Expectativa
Betinho da Dragões será vice da chapa de Admir
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador Betinho da Dragões (PR) ganhou a queda de braço interna e será o candidato governista a vice-presidente da Câmara de Mauá na eleição que acontece no domingo. O cargo passou a ser estratégico depois que o prefeito eleito, Atila Jacomussi (PSB), patrocinou a candidatura a presidente de seu pai, o vereador reeleito Admir Jacomussi (PRP).

Admir é tratado como espécie de curinga no futuro governo. Neste primeiro momento, ficará como mandatário do Legislativo para comandar a discussão de projetos importantes, como reforma administrativa. Depois, pode ser utilizado no Paço, em alguma secretaria estratégica. E, caso isso aconteça, a presidência da Casa cairia no colo de Betinho.

O republicano, que partirá para segundo mandato, se mostrou um dos mais fieis aliados de Atila desde a campanha para deputado estadual, em 2014. Neste ano, foi um dos primeiros a anunciar que estaria ao lado do socialista na corrida pelo Paço. Foi convidado para ser secretário de Esportes, mas rejeitou a indicação já de olho em vaga de destaque na mesa diretora do Legislativo.

Internamente ele concorria com Professor Betinho (PSDC) pelo posto de candidato a vice-presidente da Câmara. Betinho também rechaçou sondagem de Atila para o primeiro escalão – iria para Mobilidade Urbana – na expectativa de ser o número dois da chapa governista.

CONTAGEM DOS VOTOS
O bloco de sustentação já tem votos necessários para vitória no pleito interno de domingo. Nas contas do núcleo duro da futura gestão, há 17 vereadores fechados para votar em Admir Jacomussi como presidente da Câmara. Há possibilidade de esse quórum aumentar, uma vez que as conversas com os parlamentares eleitos na coalizão que defendeu o prefeito Donisete Braga (PT) seguirão até às vésperas da eleição.

Chiquinho do Zaíra (PTdoB), reeleito vereador no arco de Donisete, ensaiou candidatura alternativa contando com os votos da futura oposição. Entretanto, o apoio declarado de Ricardinho da Enfermagem (PTB) a Admir Jacomussi fez naufragar os planos do trabalhista. Dentro do governo há quem aposte que Admir possa ter até 21 dos 23 votos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;