Memória Titulo Encontro
Andreenses do Bronca Clube
Por Ademir Medici
22/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Mês passado realizou-se o 9º Encontro dos Amigos do Bronca Clube, de Santo André. O encontro regular de amigos do Grande ABC, Campinas, Santos, Mogi das Cruzes, Barueri, que um dia, muitos dias, caíram no samba pelas ruas de Santo André. O Bronca foi fundado em 1º-6-1963. Ano que vem será o décimo encontro. Ano a ano, Milton Saguia promove uma foto como esta, feita especialmente para esta página Memória. Guardamos todas elas e já pensamos numa exposição das mesmas por ocasião do próximo reencontro. Todas, ou quase todas, levam a assinatura de Paino, o fotógrafo.

Neste ano de 2016, pela primeira vez um prefeito participou, o prefeito eleito Paulo Serra, cujo pai foi um dos fundadores do clube, há mais de 50 anos.

Também neste ano o encontro bateu o recorde no número de participantes. A eterna ala de andreenses pede passagem, inaugurando o Carnaval 2017 – sempre muito comportadamente.

 

LADO A LADO

Ao fundo (a partir da esquerda): Paulo Serra (o pai), Claudio Mastrocola, Ludmil Semeoni, Antonio Amaral, Godofredo Carneiro, Amilcar Camilo, Carlos Granziera, Valdemar Tironi, Carlos Pedroso, Roberto Rodrigues e Moacir Conceição.

Ao centro: Alexandre Dora, Teco, Luis Gonzaga, Mauro Carvalho, Nelson Sampaio, Marcelo Balite, Nelson Oliveira, Edson Piloto, Orley Dora, Ademar de Barros (viva o Ocara!), Davilson Nicolau, Miguel Gagliardo, Reinaldo Pelegrino e Milton Saguia (Salim).

Sentados: Paulo Pin, Sérgio Tamashiro, Ademar Ascencio, Francisco Lasso, Rômulo Brabo, Adilson Stela, José Roberto Xavier, Wilson Nobeschi, Doda, Rubens Rogatti, Sebastião Ferreira e Zelino Materagia.

 

Em 22 de dezembro de...

1916 – Celebrado, na Vila de São Bernardo, o casamento da Srta. Augusta de Lima, filha do vereador Antonio Joaquim de Lima, com Affonso de Oliveira, farmacêutico da Capital.

Nota – Affonso de Oliveira abriria farmácia na Rua Marechal Deodoro e, anos depois, em sociedade com Paulo Kruger, lotearia área no Centro de São Bernardo, no eixo da Rua Paulo Afonso – ‘Paulo’, de Paulo Kruger; ‘Afonso’, de Affonso de Oliveira.

A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão: o prolongamento da guerra até o restabelecimento dos direitos violados.

1961 – Engenheiros homenageiam o colega Waldomiro Gaiarsa, de Santo André, em jantar no Buffet França.

1971 – Chuva de prata em Santo André para festejar o Natal. Alcan, Casa Publicadora e Prefeitura se unem para a festa.

1976 – Laboratórios Anakol, Atlas Indústrias Químicas e Vogue Comercial realizam banquetes de confraternização no Ramada Hotel, em São Bernardo.

Solidor S.A. (Elementos pré-fabricados), instalado em São Bernardo, celebra 25 anos.

1981 – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André sofre nova intervenção federal: Guaracy de Souza Sampaio, inspetor do trabalho, assume no lugar da junta governativa que renunciou.

Volkswagen distribui 39 mil brinquedos; Firestone oferece presentes para 5.800 filhos de empregados.

Relançada a Revista da Acisa.

Colação de grau da Faculdade de Direito de São Bernardo lota o auditório de convenções do Parque Anhembi, na Capital.

 

São-bernardenses do Circulo de Toscana

 

Domingo passado o Circulo Italiano de Toscana celebrou seu Jubileu de Prata com lasanha, polenta mole, radicci e cantoria no Salão Paroquial da Basílica da Boa Viagem, em São Bernardo. De sobremesa, vários bolos gigantes com o símbolo da instituição (fundada em 1991).

Antes teve missa em italiano, celebrada pelo padre Giuseppe Bortolato e com a participação do coral Bicchieri d’Oro.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 21 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6322

Grande ABC – Mais de 109 mil trabalhadores em férias coletivas. O número não atinge todas as montadoras, que garantem que a entrega de veículos não será afetada.

Cultura – Municípios tentam manter a tradição das bandas musicais.

 

Santos do Dia

Francisca Xavier Cabrini era italiana da Lombardia. Ali nasceu em 1850. Foi professora e religiosa. Fundou a Congregação das Missionárias do Sagrado Coração, dedicada à instrução religiosa e humana da juventude. Em 1889 seguiu com outros imigrantes para os Estados Unidos. Construiu casas, escolas e hospitais em Nova Iorque. Sua obra alcançou toda a América Latina, inclusive ao Brasil.

 

Francisco Xavier

Floro

Ciremão

 

Municípios Brasileiros

Quarenta e um municípios celebram seus aniversários em 22 de dezembro:

Na Paraíba, Aguiar, Belém do Brejo do Cruz, Duas Estradas, Fagundes, Igaracy, Juripiranga, Lagoa, Lucena, Nazarezinho, Nova Olinda, Olho D’Água, Passagem, Pitimbu, Salgadinho, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José dos Cordeiros, São Miguel de Taipu e Triunfo.

No Maranhão, Alcântara, Montes Altos e Timon.

Em Alagoas, Batalha.

No Paraná, Boa Vista da Aparecida e Flor da Serra do Sul.

No Amapá, Calçoene.

Em Minas Gerais, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Franciscópolis, Goiabeira, Josenópolis, Leme do Prado, Luislândia, Rosário da Limeira, São Geraldo do Baixio e Setubinha.

Na Bahia, Formosa do Rio Preto, Jitaúna e Milagres.

No Ceará, Itapajé.

No Rio Grande do Norte, Tibau.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;