Os técnicos do Ibama trabalham com duas hipóteses para explicar a origem do fogo. Ele pode ter surgido a partir do acostamento da estrada ou a partir de uma queimada em área de agricultura. No entanto, a causa exata do incêndio só será conhecida no laudo pericial.
Segundo o Ibama, o instituto tem feito um trabalho permanente de conscientização dos agricultores nos arredores do Parque, explicando como deve ser feito o controle das na área de plantio. A assessoria acrescentou que é grande a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por uma queimada.
Caso a hipótese da queimada seja confirmada, o responsável pode ser processado por crime ambiental. Entre as penas previstas estão o pagamento de R$1,5 mil por hectare queimado e a reclusão do culpado por até quatro anos.
O incêndio começou fora do parque, numa localidade conhecida como Jacó, nas margens da Estrada Teresópolis-Itaipava. No entanto, com a ação dos ventos, o fogo rapidamente se espalhou para uma área equivalente a 70 campos de futebol.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.