Memória Titulo História
Mauá & Diadema
Ademir Medici
09/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Esta página iniciou ontem as Semanas Mauá e Diadema. Neste ano temos a presença dos mauaenses Guerino Volpi e Moacyr Antonio Ferrari e dos diademenses Agermo Moreira Dias e João Paulo de Oliveira. Nas rodadas iniciais, a apresentação dos nossos colaboradores.

 

O talento de um professor de música

Professor Guerino Giglioli Volpi, músico. Professor de música. Com formação acadêmica. Um especialista em harmonia, contraponto, regência. Fez academia em São Paulo, cinco anos como aluno. O sexto ano, com matérias específicas, de aperfeiçoamento, fez no Rio de Janeiro, onde tirou o diploma. E jamais deixou de estudar.

Teve mestres e parceiros consagrados. Profissionais do talento de um Mário Mascarenhas, Camargo Guarnieri, Eleazar de Carvalho, que sempre o convidava para novos cursos, e na qualidade de professor.

Com toda essa bagagem, professor Guerino Volpi fundou a Academia Mário Mascarenhas em Mauá, em 1956, com os três primeiros alunos recrutados na Vila Vitória. Dez anos depois incorporou à sua academia o conservatório musical da professora mauaense Maria Aparecida Zacarelli. O conservatório, sob a sua batuta e a da filha Márcia, é mantido até hoje em Mauá, na Rua Manoel Pedro Junior, quase esquina com a Avenida Barão de Mauá. E como toca bem, do piano a flauta, o professor Guerino.

Pintor de porcelana, professor de música, com cursos de teatro, pintura, arte em geral, professor Guerino Volpi chegou a secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes de Mauá, na gestão de Leonel Damo (1983-1989). E foi na sua gestão que a cidade ganhou um livro hoje clássico, De Pilar a Mauá, obra da Comissão Memória de Mauá.

 

Guerino Giglioli Volpi

Nascimento: Vargem Grande do Sul (São Paulo).

Data: 27 de julho de 1932

Pais: Alípio Volpi e Adalgisa Giglioli

Mauá - Os Volpi estão em Mauá desde 1945.

 

Amanhã em Memória

Ele tem mais objetos e documentos

que o Museu de Mauá

 

Diário há 30 anos

 

Terça-feira, 9 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6311

Manchete – Sarney e Alfonsin (presidente da Argentina) discutem posição comum sobre dívida

Ribeirão Pires – Viaduto abalado no km 46,5 da Rodovia Índio Tibiriçá paralisa circulação de trens. Há perigo de desabamento.

Segunda Divisão – No Baetão, São Bernardo 0, Bragantino 1.

 

Em 9 de dezembro de...

1971– Fundada a Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), como resultado de esforço conjunto de várias pessoas e obras sociais envolvidas com os problemas dos menores carentes da cidade.

Renan Lotufo assume presidência da Associação dos Advogados de Santo André.

Alexandrina Moretto assume a presidência da Associação dos Servidores de São Caetano.

 

Hoje

Dia Nacional do Fonoaudiólogo

Dia Internacional contra a Corrupção

 

Município Paulista

Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 9 de dezembro:

No Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão.

Em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil.

No Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju.

No Maranhão, Dom Pedro.

No Paraná, Guarapuava e Santa Fé.

No Pará, São Domingos do Capim.

 

Santos do Dia

São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como “águia que fala” ou “aquele que fala como águia”.

Basiano

Leocádia

Gorgônia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;