Economia Titulo Reunião
Banco Central da Índia mantém taxa básica de juros em 6,25%
Por
07/12/2016 | 07:44
Compartilhar notícia


O Banco Central da Índia, conhecido como RBI, decidiu hoje manter sua taxa básica de juros em 6,25%, após reunião de política monetária.

Desde que Urjit Patel assumiu como presidente do RBI, em setembro, o BC indiano reduziu juros em uma das duas reuniões que fez desde então.

A decisão da manutenção da taxa veio apesar de a Índia estar enfrentando uma escassez de moeda que ameaça prejudicar seu crescimento e pressionar a inflação.

Em 8 de novembro, o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou a retirada de circulação das notas de 500 e 1.000 rupias, que valiam US$ 7,35 e US$ 14,70, respectivamente, numa medida que praticamente paralisou a economia do país, uma vez que os indianos correram aos bancos e caixas eletrônicos para trocar notas antigas ou fazer saques.

Um mês depois, a falta de moeda continua dificultando os gastos dos consumidores e muitos analistas preveem que isso tirará um ponto porcentual da taxa de crescimento da Índia.

Hoje, o RBI revisou para baixo sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da Índia no ano fiscal de 2016, de 7,6% para 7,1%. No trimestre até setembro, o PIB indiano teve crescimento anual de 7,3%.

Em reação à decisão do RBI, o principal índice acionário da Índia passou a cair, apagando ganhos de mais cedo, e a rupia se enfraqueceu ante o dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;