Cultura & Lazer Titulo
Olhar sobre o real
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
17/08/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Pinturas figurativas que beiram o hiper-realismo norteiam o trabalho do artista plástico Renato Brancatelli, 54 anos, de São Caetano, que abre amanhã a exposição Rever, instalada no Espaço Cultural Gambalaia, em Santo André.

No total, a mostra agrega dez obras acrílicas feitas em diferentes períodos. "Selecionei trabalhos que ainda não foram devidamente expostos na região e em São Paulo", diz Brancatelli, justificando o título da exposição. O autor é licenciado em Artes Plásticas e especialista em História da Arte pela Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).

Da série Empacotados, iniciada em 2008 e ainda em construção, há duas telas de pinceladas contemporâneas. "O quadro ilude o observador a pensar em um embrulhado com papel kraft, mas na verdade é tinta", explica.

As pinturas são acompanhadas de títulos como subsídios para estimular a imaginação de quais imagens existem por trás das embalagens. Exemplo: Empacotados - Paisagem do Bairro da Luz com o Prédio da Pinacoteca do Estado em 1º Plano. "Se o observador conhece São Paulo, terá alguma imagem em mente. Não importa de que ângulo seja", aponta.

Outra, Empacotados - Autorretrato de Turbante e Óculos Escuros, estimula o público a imaginar o artista com a combinação nada usual de acessórios no Brasil.

Já a série começada em 2003 Cartas de Baralho faz repaginação do objeto original. Figuras oficiais cedem lugar a quatro personalidades do mundo pop: Elvis Presley (Rei do Rock), Pelé (Rei do Futebol), Marilyn Monroe (ícone do gênero) e Carmem Miranda, eleita pelo artista como a rainha pop brasileira.

Este tema é trabalhado, mesmo que experimentalmente, desde criança. "Quando garoto, cheguei a fazer desenhos sempre modificando o miolo e colocando outras historinhas", revela.

A série Comprimidos, de 2003, representa medicamentos modernos voltados a diferentes perfis. "Nervosos precisam de Lexotan; deprimidos, de Prosac. Tem ainda o comprimido mágico do erotismo, o Viagra", diz.

Criado especialmente para mostra na Alemanha, o painel articulado Tempus Fugit foi feito em 2005 a partir de pintura acrílica e a xerografia de um coqueiral, imagem pública extraída de calendário.

"Em tradução, a grosso modo, a expressão em latim do título significa o tempo voa, escoa, o tempo foge, passa", explica. Diante da velocidade do tempo moderno, a proposta da exposição alemã era abordar temas referentes à desaceleração da vida.

Na pintura noturna de Brancatelli, um coqueiral é visto sob a ótica de quem está deitado na areia de alguma praia brasileira a olhar o movimento das estrelas. "Não há ponto de fuga. Os coqueiros estão por todos os lados", conta.

As influências para essa diversidade no processo criativos são várias, a ponto de passar uma tarde inteira a comentar. "É difícil eleger um mestre. Também reservo o direito de não apreciar o que a opinião pública em geral gosta", aponta.

Rever - Exposição de Renato Brancatelli com curadoria de Damara Bianconi. Abre amanhã, às 20h. No Espaço Cultural Gambalaia - Rua das Monções, 1.018, Santo André. Tel.: 4316-1726. Visitação: de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos, das 20h às 23h. Grátis. Até 17 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;