Memória Titulo Memória
E a Cultura se esparrama pelo Grande ABC

Ao que tudo indica, esta é a primeira jornada do gênero no Grande ABC; quando a segunda for organizada, seria importante uma divulgação maior

Por Ademir Medici
03/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


A Jornada do Patrimônio Histórico do Grande ABC vive hoje o seu penúltimo dia, com várias atividades, nas sete cidades. Consultem o Guia dos Eventos, pelo site www.consorcioabc.sp.gov.br, e escolham as da sua predileção.

Alguns casos: a Banda Lira de Santo André se apresenta na Praça do Carmo, haverá visita guiada ao Cemitério Museu de Vila Euclides, uma exposição sacra no Museu de São Caetano, exposição Casa de Diadema no Centro de Memória, Orquestra de Violeiros no Museu Barão de Mauá, roteiro Sesc Turismo em Ribeirão Pires, caminhada ecológica por Rio Grande da Serra.

SUGESTÃO
Ao que tudo indica, esta é a primeira jornada do gênero no Grande ABC. Quando a segunda for organizada, seria importante uma divulgação maior, com muitos dias de antecedência, iniciando-se com uma entrevista coletiva à Imprensa, por exemplo.

O roteiro da jornada é tão rico. Propõe pautas magníficas. Mas parece que o item comunicação ficou para um segundo plano.

Uma pena. Como escrevemos ontem, o Grande ABC também faz cultura. Mas é necessário divulgar exaustivamente o esforço de tanta gente boa, para que o mundo fique sabendo.

A cultura do Grande ABC merece uma assessoria de imprensa que atue regionalmente. E que seja bem equipada, uai...

SÃO BERNARDO
A série política sobre o movimento autonomista de São Bernardo, apesar de anunciada, dá uma parada, para abrirmos espaço à Jornada do Patrimônio. A série permanece em pauta.

Nas ondas do rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.
Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Presença da Sociedade Beneficente Shekinah, de São Bernardo, com o pastor Julio Arthur Batista dos Santos e Izabel Somaio. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Malandragem na Música – 4º e último programa da série. Com vocês, Jorge Veiga, no texto de Milton Parron, coordenador do Cedom (Centro de Documento e Memória) da Band.

O Caricaturista do Samba, carioca de Engenho de Dentro, Jorge Veiga, é outro colecionador de sucessos destacando entre muitos: Paraquedista, Na Cadência do Samba, Acertei no Milhar, Café Society e Bigorrilho.

Ele abria todas as suas apresentações no rádio com uma frase emblemática: “Alô, alô, aviadores que cruzam os céus do Brasil. Aqui fala Jorge Veiga pela Rádio Nacional. Queiram dar os seus prefixos para a guia de nossas aeronaves”.

Jorge Veiga faleceu em 1979, aos 69 anos. No programa Memória deste fim de semana ele explica por que se dirigia daquele modo no rádio.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 3 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6306
Manchete – Sarney admite reexame do pacote</CF> (Cruzado II)
Política – TRE confirma a eleição de quatro deputados federais constituintes do Grande ABC: Lula, José Carlos Grecco, Felipe Cheidde e Mendes Botelho.
Foram eleitos também oito estaduais: Fernando Leça, Eni Galante, Israel Zekcer, Luiz Tortorello, Daniel Marins, José Cicote, Expedito Soares e Ivan Valente.
Sociedade Civil – Fundada a Sociedade Amigos do bairro Santa Maria, em Santo André. Na presidência, Nilton Carelli.

Em 3 de dezembro de
1916 – Silvio Franco aprovado com louvor nas cadeiras do 2º ano da Escola de Medicina de São Paulo. Ele é natural e morador de Santo André, filho do professor José Augusto Leite Franco, diretor do Grupo Escolar de São Bernardo, hoje Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão: crise ministerial na Inglaterra.
1961 – Anunciada a demolição da primeira igreja de Santa Terezinha, em Santo André, para a construção da atual.

Hoje
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Santos do dia
São Francisco Xavier (Espanha 1506 – Japão 1552). Sacerdote. Um dos fundadores da Companhia de Jesus. Patrono dos missionários católicos.
Sofonias
Birino

Município paulista
Iguape celebra seu aniversário hoje. O quinto mais antigo município do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananéia e Mogi das Cruzes. Estabeleceu-se que a data de fundação de Iguape é 3-12-1538, quando se separa de Cananéia.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 3 de dezembro:
Na Paraíba, Alagoinha.
No Paraná, Bom Jesus do Sul, Conselheiro Mairinck, Doutor Ulysses, Rondon e Santa Inês.
Em Santa Catarina, Campo Belo do Sul.
No Mato Grosso, General Carneiro.
No Rio Grande do Norte, Nova Cruz e Severiano Melo.
No Rio Grande do Sul, Sobradinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;