Economia Titulo
Scania comemora em S.Bernardo 50 anos da subsidiária brasileira
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
02/07/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A primeira subsidiária mundial da Scania fora da Suécia completa 50 anos hoje. Em 2 de julho de 1957 foi constituída oficialmente a Scania-Vabis do Brasil – Motores Diesel. Para comemorar a data, a empresa realiza na planta de São Bernardo uma festa com os funcionários, que terá a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Também organiza na fábrica uma exposição de 19 veículos, entre eles, um caminhão modelo L 71, ano 1957.

Inaugurada em 1959 no Bairro Ipiranga, em São Paulo, a primeira instalação da companhia foi a quinta fábrica de motores de combustão interna a entrar em atividade no Brasil. A Scania só veio para São Bernardo em 1962. A fábrica possuía 28 mil m² de área coberta e capacidade inicial para produzir 125 veículos mensais.

A proximidade com o Porto de Santos foi um dos motivos da mudança. Da fábrica em São Bernardo saiu o primeiro lote de componentes de caminhão para a Suécia, com 200 bombas de óleo inteiramente nacionais. Atualmente, a montadora exporta para mais de 50 países.

Hoje, a Scania ocupa uma área de 350 mil m² em São Bernardo, com capacidade para produzir 20 mil veículos por ano. Segundo dados do Renavam, cerca de 40% da frota circulante de caminhões pesados no País é da marca.

De janeiro a maio deste ano, a participação da Scania no mercado nacional foi de 25% das vendas de caminhões pesados e de 43% de ônibus rodoviários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;