Nacional Titulo
O mel de abelhas
Por
20/07/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Divulgação



É um dos alimentos mais ricos do mundo e é usado desde a pediatria até a geriatria, prolongando a vida, tonificando músculos, tecidos, nervos e órgãos em geral.

O mel quando coletado e manipulado dentro de normas que conservem suas propriedades naturais é composto basicamente por açúcares, água, sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas B1,B2,B5,B6, C e proteínas. É rapidamente assimilado pelo organismo sendo por isso recomendado para qualquer tipo de insuficiência orgânica.

O mel também ajuda a aumentar a resistência contra uma série de doenças infecciosas.

O mel é um produto biológico muito complexo a sua composição varia de acordo com a florada que lhe deu origem e das condições climáticas de cada região. O tipo de flor da qual as abelhas vão retirar o néctar é que vai determinar a cor, sabor e densidade de cada tipo de mel.

Assim por exemplo, podemos ter o mel de eucalipto, mel de jasmim, de laranjeira, o mel silvestre, entre outros.

O mel cristalizado é uma garantia de que ele é puro e saudável. Você pode fazer o mel voltar à forma líquida, aquecendo em banho-maria à uma temperatura de no máximo 50ºC. No entanto, este processo pode destruir alguns nutrientes e o ideal é que o mel que já esteja cristalizado, seja consumido assim mesmo. Apenas uma restrição: os diabéticos só devem consumir o mel, se forem liberados pelo médico ou nutricionista, pois é um alimento com grande quantidade de açúcar.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;