Nacional Titulo
Frota de Sao Paulo chega a 5 milhoes de unidades
Por Do Diário do Grande ABC
05/07/2000 | 00:04
Compartilhar notícia


A frota de Sao Paulo ultrapassou a marca recorde dos 5 milhoes de veículos. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, estao cadastradas hoje na capital 5.001.399 unidades, entre automóveis, ônibus, motos e caminhoes. Os dados foram computados em maio e representam um crescimento de 0,3% em relaçao ao mês anterior. Em um ano, o aumento foi de 2,%.

Com uma populaçao de cerca de 10 milhoes de habitantes, Sao Paulo tem hoje aproximadamente um veículo para cada dois moradores. De acordo com dados de 1996, a média da cidade fica próxima da de Tóquio. Na capital do Japao, o índice é de um automóvel para cada 2,2 habitantes. Os números da capital paulista, no entanto, ultrapassam os de Nova York, que tem um veículo para cada 3,7 habitantes, e os do país, com uma unidade para cada 9,4 brasileiros.

A frota crescente causa impacto contínuo no trânsito. Quanto mais carros, caminhoes, motos e ônibus circulam pelas ruas, maiores sao os congestionamentos e os atrasos.

Rodízio - Para tentar conseguir amenizar os problemas causados pelo excesso de veículos nas ruas, em 1997 a Companhia de Engenharia de Tráfego lançou o rodízio municipal. O aumento constante do número de automóveis, no entanto, obrigou a empresa a adotar a medida também em julho. Há um ano, a CET constatou que, sem a restriçao veicular, o trânsito no período das férias foi maior do que nos meses anteriores.

A grande quantidade de carros também agrava a poluiçao do ar na capital. Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), os veículos sao responsáveis por aproximadamente 90% das emissoes de monóxido de carbono na atmosfera de Sao Paulo. Doenças respiratórias agravadas pelo excesso de gases - principalmente durante o inverno, quando costumam ocorrer as inversoes térmicas - tornam-se cada dia mais comuns na cidade.

Os congestionamentos só começaram a incomodar os paulistanos durante a década de 50, quando o número de veículos ultrapassou a marca dos 100 mil, e a populaçao passou a somar pouco mais de 2,1 milhoes de habitantes. Na mesma época, a produçao de automóveis tomou impulso, com a instalaçao de várias montadoras no país. Segundo a Associaçao Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 1957 foram produzidos cerca de 30,5 mil automóveis. Em 1980, o número chegou a 1,1 milhao, e, em 1997, atingiu os 2 milhoes de veículos. Este ano, a produçao estimada é de 1,5 milhao.

O maior aumento na frota da capital ocorreu na década de 80. Entre as causas estao o incentivo à compra de carros a álcool e o Plano Cruzado, em 1986 - quando houve queda dos preços de combustíveis e de automóveis. De 1,9 milhao, em 1981, a quantidade de veículos saltou para 4,1 milhao em 1988.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;