Esportes Titulo Artes marciais
Encontro celebra 16º ano do aikidô no Grande ABC
Por Fernando Cappelli
do Diário do Grande ABC
05/11/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Mesmo sem a popularidade massiva das outras artes marciais tradicionais como judô, taekwondo ou caratê, o aikidô ganhou espaço gradativo e bom número de seguidores no Grande ABC nos últimos 16 anos.

O sensei Vagner Seiyu Tome, faixa preta quinto dan e pioneiro da modalidade na região, comemorará os anos de trabalho com seminário e apresentações exclusivas para os praticantes de todo Estado. A atração, que também terá apresentações de taiko (tambores tradicionais japoneses), jo e boken (armas tradicionais) ocorre hoje, no Sesc Santo André, a partir das 9h.

"O aikidô foi criado na década de 1940 e até hoje é considerada uma das artes marciais mais elegantes e eficientes do mundo", afirma o professor.

Profundamente embasado por princípios filosóficos japoneses, o aikidô tem essência defensiva e não permite competições entre o praticantes.

Mesmo assim, segundo Tome, mais da metade dos que procuram a modalidade se enquadra justamente neste quesito. "Funciona para aliviar a rotina moderna, frenética e estressante. Como não há o instinto de competir, não há cobranças, apenas troca de habilidades marciais. E assim todos evoluem juntos, física e mentalmente", explicou.

Além da matriz , denominada Shobu Dojo, no bairro Campestre, em Santo André, a luta também é praticada em São Caetano e São Bernardo. Segundo o sensei, em âmbito mundial o aikidô também passa por problemas de descentralização comuns em outros esportes. A modalidade, atualmente presente em 90 países e com aproximadamente 1,6 milhão de praticantes, está dividida em sete facções ou federações.

Basicamente, os movimentos do aikidô visam aproveitar a força de ataque do adversário para ser usada contra o próprio, em movimentos circulares que resultam em torções, imobilizações e projeções.

 

Steven Seagal é divulgador da arte nas telonas

O ator/lutador norte-americano Steven Seagal, sétimo dan, é o mestre em aikidô que mais divulgou a modalidade japonesa pelo mundo.

Protagonista de diversos filmes de ação desde o começo da década de 1990, Seagal estudou profundamente a arte no Japão, e foi o primeiro gaijin (estrangeiro) que recebeu permissão para ensinar a tradicional arte em território japonês.

"Ele (Seagal) foi grande difusor do aikidô em grande escala. O cinema populariza arte, mas não a transmite por inteiro. Com o passar do tempo, já aconteceu com o kung fu, com o caratê, kickboxing e outras. É sempre de grande valia, mas a realidade é diferente", afirmou o sensei Vagner Tome.

Por falar em boom dos esportes de combate, o MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas), atualmente em alta com as disputas do UFC (maior circuito de lutas do mundo), também conta com a participação de Seagal. O ator já acompanhou o brasileiro Anderson Silva, campeão peso médio (até 84 kg) da organização, além do carateca baiano/paraense Lyoto Machida, em alguns combates.

Para muitos, o norte-americano tem realmente a importância devida como curador e mentor dos lutadores, para outros, é puro golpe de marketing. "Cada um se promove como pode. Mas, realmente, não dá para ver nada de aikidô no MMA", ressalta Tome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;