Após a realização de consultas com os Estados membros, a oferta, que responde à entregue pelo Mercosul na semana passada, propõe a eliminação das tarifas européias para 65% dos produtos importados do bloco sul-americano após a assinatura do acordo, enquanto apenas 9% serão submetidos a um período de transição de 10 anos.
No campo agrícola e agroalimentar, setor de maior interesse para o bloco sul-americano, principalmente para o Brasil, a EU (União Européia) se compromete a "eliminar ou reduzir as tarifas sobre substancialmente todas as importações do Mercosul".
“Sobre um número limitado de produtos sensíveis para a UE, o bloco propõe ao Mercosul um acesso a seus mercados através de cotas importantes", disse o texto. Estes produtos são, entre outros, carne bovina e açúcar.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.