Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Protesto contra Le Pen reúne 1 milhão na França


Do Diário OnLine

01/05/2002 | 12:14


Cerca de 1,1 milhão de pessoas foram às ruas da França nesta quarta-feira em uma grande manifestação contra o candidato da extrema direita à Presidência, Jean-Marie Le Pen, segundo estimativas do Ministério do Interior. Ao mesmo tempo, cerca de 10 mil partidários da Frente Nacional, legenda de Le Pen, também marcharam em Paris para apoiar o candidato extremista.

A multidão de manifestantes faz do 1º de maio o maior dia de protesto contra Le Pen desde que ele passou ao segundo turno das eleições francesas, em 21 de abril, ficando atrás apenas de Jacques Chirac (atual presidente).

A polícia parisiense mobilizou cerca de 3.500 soldados para evitar conflitos em um eventual encontro entre os manifestantes contrários e favoráveis a Le Pen. Não houve registro de violência. A passeata pró-Le Pen foi engrossada por direitistas da Itália, Suécia, Bélgica e Polônia participaram do ato.

Os protestos não ficaram concentrados apenas em Paris. Mais de 45 mil manifestantes, segundo a polícia local, e cerca de 80 mil, segundo os organizadores, protestaram nas ruas de Toulouse (sudoeste da França), respondendo ao chamado de organizações sindicais e organizações contra a extrema direita. A manifestação invadiu o centro da cidade durante quatro horas e dezenas de milhares de pessoas assistiram depois ao show de uma banda local.

O principal lema dos manifestantes pedia aos franceses que votem domingo, no segundo turno das eleições presidenciais. A disputa é entre o atual presidente, Jacques Chirac, e Jean-Marie Le Pen.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;